Portal COVID 19

Principal Atualizado em 24/04/20 - 10h21

Empresa doa 500 colchões e travesseiros a abrigos do GDF 

Governo avaliará a necessidade de estender a utilização desse material a outros locais, conforme a demanda. Comitê de Emergência Covid-19 orienta quem quiser fazer mais doações   

 

26/3/20 17:53 ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

A empresa Novo Mundo doou 500 colchões e 500 travesseiros para ajudar no combate ao novo coronavírus no Distrito Federal. A iniciativa, da unidade de Goiânia (GO), foi demandada pelo governador Ibaneis Rocha. Segundo a Secretaria de Governo, as contribuições serão destinadas a abrigos parceiros do GDF, mas também será avaliada a possibilidade de empregar esse material para atender  outros locais. A entrega será nesta sexta-feira (27).

 

Veja mais no vídeo.

 

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, explica que esses itens são importantes porque em muitas casas as pessoas têm que compartilhar cama e colchão. “A nossa intenção é mobilizar o setor produtivo e toda a sociedade para unir esforços com o governo e dar assistência aos que mais necessitam neste momento”, destacou.

 

“Nos colocamos à disposição para ajudar de alguma forma”, disse o presidente do Grupo Novo Mundo, Carlos Luciano Ribeiro. “Estamos passando por um momento grave e de muita preocupação. É necessário mostrar para os nossos colaboradores, outras empresas e a sociedade, a importância de cada um fazer sua parte na atual realidade”. O responsável pela empresa informa que os colchões são de espuma e com certificação necessária para o uso.

 

“A nossa intenção é mobilizar o setor produtivo e toda a sociedade para unir esforços com o governo e dar assistência aos que mais necessitam neste momento” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.

 

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, as doações são muito importantes, não só para o governo, mas principalmente para a sociedade. “Há muitas compras que teríamos que fazer um contrato emergencial, o que levaria cerca de 15 dias. Essas doações permitem que esses produtos cheguem muito mais rápido a quem precisa”, ressalta.

 

“Nos colocamos à disposição para ajudar de alguma forma. Estamos passando por um momento grave, de muita preocupação” Carlos Luciano Ribeiro, presidente do Grupo Novo Mundo.

 

Pires adianta que o GDF também fez parcerias com supermercados e lojas de material de construção. “Os clientes estão fazendo doações, e devemos receber ainda esta semana. O momento que estamos vivendo é algo mundial. O brasileiro é muito solidário, e estamos vendo a população participar de maneira efetiva”.

 

Mais colaborações

 

A Ambev, empresa fabricante de cerveja, doou 500 mil unidades de álcool gel para hospitais públicos da capital. O grupo usará suas linhas de produção em Piraí (RJ) para fabricar etanol e garrafas. Além do DF, também serão contempladas unidades hospitalares de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

Esses estados foram escolhidos pela empresa porque concentram a maioria dos casos da doença. A Ambev também fará a logística de entrega do álcool nos hospitais. A produção se dividirá em 5 mil unidades para cada hospital público dessas regiões.

 

O Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF) contribuiu com mais de uma tonelada de sabão em pó para o Complexo Penitenciário do DF (Papuda). Para realizar uma nova compra, o GDF teria que fazer um contrato emergencial, que demandaria mais tempo.

 

O sistema penitenciário da capital também recebeu a doação de quatro mil litros de água sanitária que vão reforçar a limpeza dos presídios como forma de evitar o contágio dos detentos com o coronavírus. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF). Os produtos foram entregues na Penitenciária do Distrito Federal (PDF I), no Complexo Penitenciário da Papuda, e ajudarão na higienização de celas e viaturas.

 

Como ajudar

 

Para agilizar o a arrecadamento de doações que possam ajudar no enfrentamento do coronavírus (Covid-19), o GDF criou o Comitê de Emergência Covid-19. A iniciativa, especificada no Decreto nº 40.559, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Qualquer pessoa ou empresa pode participar, doando bens móveis e imóveis, dinheiro, serviços, insumos e equipamentos. As doações devem ser feitas sem qualquer tipo de ônus ou encargo ao Distrito Federal.

 

“Essa é mais uma das ações que demonstram o comprometimento e preocupação com a saúde da população e com a busca de soluções para o grave problema da pandemia causada pelo coronavírus”, explica o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Sérgio Costa.

 

As doações em dinheiro deverão ser creditadas exclusivamente no BRB (Banco 070), Agência 0100-7, conta-corrente n° 062.958-6, CNPJ 00.394.684/0001-531. No caso de bens móveis e imóveis, insumos e equipamentos, deverão ser entregues à Secretaria de Economia (CNPJ 00.394.684/0001-53), no seguinte endereço: SIA – SAPS, Trecho 1, Lote H, Brasília, DF. Além disso, a Central de Atendimento 156 prestará informações aos cidadãos que pretendem fazer doações.

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br