Principal Atualizado em 3/04/20 - 14h52

Garis recebem gestos de carinho e solidariedade

Trabalhadores da limpeza urbana recebem cartinhas e gestos de agradecimento

02/4/2020  –  15:18  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

Os garis que trabalham na região do Gama e Valparaíso foram surpreendidos no início dessa semana por desenhos e cartinhas de agradecimento deixadas por crianças no local da coleta.

A iniciativa partiu da diretora do Clube de Aventureiros Pequenos Missionários, da Igreja Adventista do 7º Dia, Rita Santana, como forma de agradecimento aos trabalhadores da limpeza urbana que não pararam suas atividades nesse período de isolamento.

“Como os encontros presenciais do nosso grupo estão suspensos, estamos promovendo atividades diárias pelo Whatsapp para as crianças, até porque sabemos que a maioria delas está em casa, ociosa. Uma das propostas apresentadas foi de fazer um desenho para os garis. Foi um serviço que não parou. Todos os dias eles estão nas ruas, deixando nossa cidade limpa e protegida. É um gesto de gratidão”, declarou Rita.

A educadora Claudete Alves é uma das mães que aderiu ao movimento. Seus dois filhos, Murilo e Josiane, de 8 e 11 anos, participam do grupo. Eles fizeram questão de esperar os garis passarem para entregar a carta pessoalmente, pois, segundo a mãe, ficaram com medo de que eles não vissem o desenho.

“Meus filhos fizeram a cartinha como forma de gratidão para o trabalho do SLU. Minha filha mais velha, que não faz mais parte do grupo por causa da idade, também fez questão de participar da atividade junto com o irmão. Foi bacana ver que partiu dela essa iniciativa de agradecer. É pouco, mas é de coração”, disse Claudete.

Gestos de carinho e solidariedade como esse estão se espalhando pelo DF. Nesta semana, moradores do Jardim Botânico colocaram garrafas com água e sabão para os garis poderem lavar suas mãos durante o trabalho.

Segundo a presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, a iniciativa foi compartilhada nos grupos dos condomínios da região e muita gente aderiu à iniciativa. “São pequenas ações que podem ajudar a salvar vidas”.

O Serviço de Limpeza Urbana é um dos órgãos do GDF que presta serviço essencial e, portanto, não parou suas atividades de limpeza nesse período de isolamento. Além de garantir a limpeza da cidade com os garis nas ruas, o SLU também promove, com apoio de outros órgãos do GDF, ações como limpeza de espaços públicos e coleta de entulhos.

* Com informações do SLU