Portal COVID 19

Principal Atualizado em 3/04/20 - 14h56

Saúde recebe doação de mais 50 mil frascos de álcool em gel

Insumos serão distribuídos para todas as unidades de saúde da rede pública

 

02/4/2020  –  14:37  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Em meio a pandemia do coronavírus e a demanda crescente por álcool em gel, a Secretaria de Saúde recebeu a doação de 50.610 frascos do insumo, de 237 ml cada um, entregues pela empresa Ambev. Os produtos foram armazenados no Parque de Apoio da pasta e, a partir desta quinta-feira (2), serão levados para abastecer todas as unidades da rede pública de saúde.

 

“Doações como essa são de extrema importância nesse momento, em que a demanda pelo insumo é grande. Hospitais, policlínicas e unidades básicas de saúde estarão recebendo o produto. Calculamos que os 50 mil frascos devem ajudar a abastecer a rede por até quatro meses, a depender do consumo”, informou a subsecretária de Logística, Mariana Rodrigues.

 

De acordo com a gestora, das doações recebidas pela pasta até o momento, as que são de materiais tem se mostrado as mais efetivas, porque podem ser distribuídas imediatamente para a rede.

 

“Apesar de termos processos licitatórios abertos, há uma crise de falta de materiais essenciais no mundo inteiro. Com o aumento da demanda, quando recebemos o material pronto para ser entregue, tem um impacto maior nos serviços, porque as doações são efetivadas mais rápido”, afirmou Rodrigues.

 

A entrega de álcool em gel realizada pela Ambev se soma as doações feitas, em março, de 85 galões (5 litros cada um), promovida pela Casa Civil do DF. Os insumos também contribuíram para abastecer todas as unidades da rede pública de saúde, beneficiando setores como de terapia intensiva, prontos-socorros e enfermarias dos hospitais e clínicas.

 

Ambev

A empresa especializada na fabricação de bebidas tem usado suas linhas de produção em Piraí (RJ) para fabricar etanol e garrafas, com o objetivo de distribuir 500 mil unidades de álcool gel. Além do Distrito Federal, também serão contempladas as redes de saúde de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A Ambev explica ter tomado a decisão de cooperar devido ao aumento da demanda de álcool em gel nos últimos dias, em virtude da multiplicação dos casos de infecção. Em algumas farmácias do DF, por exemplo, o produto já estava com baixo estoque.

 

Como doar

A Secretaria de Saúde disponibilizou um informativo para explicar aos interessados em doar insumos a como realizar a boa ação para a pasta. Primeiro, eles devem enviar um e-mail para sagsesdf@gmail.com. A proposta será analisada e, após a confirmação, os benfeitores devem enviar uma carta de doação, com as especificações do produto.

 

O Governo do Distrito Federal também disponibilizou outras formas de receber doações que ajudem no combate à pandemia do coronavírus. Elas podem ser feitas em dinheiro, bens móveis ou imóveis, serviços, insumos e equipamentos. Para mais informações, ligue na Central 156 ou acesse o site www.portaldovoluntariado.df.gov.br.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br