Portal COVID 19

Principal Atualizado em 6/04/20 - 10h49

UnB e Iges-DF estudam reprodução de peças em 3D 

Aparelhos são usados em tratamento para auxiliar casos graves da Covid-19

 

4/4/20 –  9:42  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Peças de ventiladores pulmonares utilizados para tratar pacientes com Covid-19 poderão ser fabricadas em impressora 3D, em breve, pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). A meta é garantir a disponibilidade desses componentes, que precisam ser substituídos em tempo hábil.

 

Na sexta-feira (3), foi entregue a primeira prova dos materiais fabricados em impressora 3D. Inicialmente, foram reproduzidos em estudo os conectores e as válvulas, fundamentais para o funcionamento dos ventiladores mecânicos.

 

“Eles receberam um modelo de peças já utilizadas no Hospital de Base”, conta o diretor de Inovação, Pesquisa e Ensino do Iges-DF, Everton Macêdo. “Agora, vamos realizar testes pré-clínicos para verificar se o padrão está de acordo com o modelo utilizado usualmente. A ideia é que essa seja uma segunda alternativa para garantir esses insumos.”

 

O professor Olexiy Shynkarenko, da Faculdade de Engenharia do Gama, explicou que a UnB dispõe de várias impressoras 3D, mas também poderão ser usadas outras, particulares, de pessoas que têm interesse nessa fabricação.

 

Foram avaliados dois tipos de matéria para reprodução das peças, mas também poderão ser trabalhados outros materiais biocompatíveis com os equipamentos médicos.

 

“Temos muitas pessoas envolvidas nesse projeto, metade de 50% dos alunos e a outra de professores. Trabalhamos numa equipe que desenvolve vários materiais”, ressaltou o professor.

 

A  Três Eixos, que já atua com impressões 3D, também contribuirá voluntariamente com a expertise nessa área. “Nós vamos auxiliar com o conhecimento na produção das peças, em como viabilizar essa produção de forma mais eficiente”, explicou Rodrigo Franco, sócio-fundador da empresa.

 

* Com informações do Iges-DF

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br