Portal COVID 19

Principal Atualizado em 9/04/20 - 16h20

Defesa Civil orienta como fazer doações de forma correta

Verificar o prazo de validade do que for doado é a primeira medida a ser observada, ensina a instituição

 

6/4/20  18:56  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Iniciativas para doação de alimentos, itens de limpeza e vestuário têm surgido por parte de cidadãos e dos setores produtivo e privado. Para fazer a entrega do material com segurança e atenção aos cuidados com higiene, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) faz orientações e disponibiliza canal direto com o órgão para tirar dúvidas.

 

Leia também

Veja, aqui, a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

 

Verificar o prazo de validade do que for doado é a primeira medida a ser observada. Caso a doação seja feita para asilos ou casas que abrigam idosos, o ideal é que os itens sejam levados até o local por pessoas que não apresentem sintomas da Covid-19 e que usem máscaras, luvas e álcool em gel.

 

Se as doações ocorrerem em lugares abertos, o ideal é organizar o público em filas. Para organização das filas, utilize apito ou alto falante e, caso seja necessário, solicite apoio das forças de segurança.

 

Para mais informações e orientações pontuais, a Defesa Civil solicita que envie um e-mail para defesa.civil@ssp.df.gov.br.

 

“A ajuda humanitária é extremamente importante numa situação como a que estamos vivendo, mas é preciso estar atento às medidas de segurança e ter extrema cautela na entrega do material”,  disse o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

 

“Desta forma, é interessante colocar as pessoas com mais idade no começo da fila, seguidos pessoas com deficiência, mulheres e crianças, e, por último, os homens. Não esquecer dos equipamentos de proteção individual e álcool em gel também é um cuidado que se deve ter”, acrescentou Bezerra.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br