Portal COVID 19

Principal Atualizado em 9/04/20 - 16h19

Hospital de Santa Maria abre 40 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Local terá ainda mais dez leitos de pronto-socorro e 16 de retaguarda. Secretaria de Saúde e Iges-DF avançam nas ações de combate à Covid-19

 

6/4/20  –  16:43  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Para reforçar o atendimento aos pacientes com coronavírus, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) abriu 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de dez de pronto-socorro – instalados na Sala Vermelha – e 16 de retaguarda. Desses últimos, todos com pontos de oxigênio, dois são aparelhados para fazer diálise.

 

“Utilizamos toda a estrutura do hospital e engenharia clínica para fazer a nossa parte e reforçar o atendimento em caso de necessidade”, informou o secretário de Saúde, Francisco Araújo. “Nós estamos organizados para enfrentar essa pandemia. Nesse momento, temos 25 pessoas internadas e 73 leitos de UTI à disposição só para pacientes da Covid-19.”

 

 

Todos os leitos recém-adquiridos estão aparelhados

para atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus

 

 

A unidade já estava disponível no hospital, mas precisava de adequações para receber os pacientes com a Covid-19. Ao longo de uma semana, a UTI ganhou nova pintura, vedação de entradas e mais portas de acesso aos profissionais.  Além disso, as equipes de saúde participaram de treinamentos sobre a paramentação dos equipamentos de proteção individual (EPis) e os novos fluxos assistenciais voltados aos pacientes com coronavírus.

 

“Tudo isso é fruto do empenho dos servidores, colaboradores, das equipes de saúde e do Iges-DF [Instituto de Gestão Estratégica em Saúde], que já estavam fazendo esse trabalho”, lembrou o secretário de Saúde. “Na semana que vem, já teremos mais entregas de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, dentro do planejamento que a Secretaria de Saúde fez para enfrentar esse problema.”

 

Atendimento preliminar

Todo o fluxo do atendimento terá início em uma tenda instalada próximo à entrada do novo pronto-socorro do hospital e voltada aos pacientes com coronavírus. O objetivo é oferecer o atendimento preliminar à população, em um espaço protegido e que respeita as regras de distanciamento entre os atendidos.

 

Dentro da meta de melhorar a capacidade do atendimento, uma empresa terceirizada foi contratada pelo Iges-DF, responsável pela gestão do HRSM, para instalar mais leitos no hospital. A expectativa é que até 70 novos leitos de UTI sejam abertos nos próximos dias. “A equipe tem trabalhado todos esses dias para ampliar a capacidade de resposta ao cidadão”, informou o diretor-presidente do Iges-DF, Sérgio Costa.

 

Suporte

O DF possui aproximadamente 500 leitos de UTIs com respiradores na Secretaria de Saúde, e pode caminhar para até 900. Quanto aos respiradores, o DF solicitou 200 ao Ministério da Saúde, 20 foram recuperados em Santa Maria e 600 estão sendo adquiridos, além das doações que vêm sendo feitas.

 

A secretaria também tem se preparado para oferecer mais leitos de retaguarda, sendo 200 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, caso necessário. O trabalho vai além, lembra Francisco Araújo: “Fizemos, até agora, mais de 10 mil testes da Covid-19, e estamos comprando mais 300 mil para testar um número grande da população”.

 

Com o suporte do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que estendeu seu funcionamento para 24 horas por dia, e da Universidade de Brasília (UnB), que tem oferecido sua expertise, os testes para diagnóstico do coronavírus têm saído bem mais rapidamente. “Tudo isso está no nosso escopo de monitoramento de resultados e de ações”, disse o secretário de Saúde.

 

* Com informações da SES

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br