Portal COVID 19

Principal Atualizado em 13/04/20 - 21h01

Penitenciárias passam por desinfecção a partir desta segunda-feira (13)

Ação, executada por meio do programa Sanear-DF, faz parte das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

 

13/4/20  14:10  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Como parte das medidas de combate ao novo coronavírus no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), deu início, nesta segunda-feira (13), à desinfecção das unidades prisionais.

 

A ação, coordenada pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), foi realizada pela Vigilância Ambiental, por meio do programa Sanear-DF, criado pela Secretaria Executiva das Cidades (Secid) e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) para atender ao decreto do GDF estabelece medidas para combater o novo coronavírus.

 

No total, oito agentes da Vigilância Ambiental, com apoio de três caminhonetes, fizeram a desinfecção. A primeira unidade a receber o programa foi o Centro de Detenção Provisória (CDP). A próxima, com apoio do Exército Brasileiro, será o Centro de Internamento e Reeducação (CIR).

 

Ações pontuais
“Desde que o novo coronavírus foi identificado no Distrito Federal, iniciamos uma série de ações para evitar que chegasse às unidades prisionais”, informa o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. “Com a detecção dos casos, passamos a atuar de forma pontual. Fazer a desinfecção das áreas internas e externas dos presídios é uma dessas medidas.”

 

O primeiro bloco do CDP a ser higienizado foi o que aloja os idosos. Todos os internos foram retirados das celas e retornaram após a limpeza. “Pedimos que o trabalho fosse iniciado pelo bloco que abriga os reeducandos maiores de 60 anos, público apontado como os mais vulneráveis ao vírus pelos órgãos oficiais de saúde”, destaca o subsecretário do Sistema Penitenciário, Adval Cardoso.

 

Para a limpeza, foi usado hipoclorito de sódio, componente da água sanitária. “Utilizamos o produto de forma pulverizada em máquinas costais, ou seja, acopladas nas costas dos nossos agentes”, conta o diretor da Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues. “Desta forma, podemos atingir uma área maior. O produto foi aplicado em todas as celas, área da administração e também na parte externa do presídio, com uso de nosso equipamento mais pesado, presos em camionetes”.

 

Sanear-DF

O programa foi proposto pela Secretaria Executiva das Cidades, vinculada à Secretaria de Governo, e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) a partir do Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

 

Participam conjuntamente desse projeto as administrações regionais do DF, as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

 

* Com informações da SSP

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br