Portal COVID 19

Principal Atualizado em 14/04/20 - 22h13

Licenciamento para obras na saúde exige retorno de 48 horas

Decreto do GDF é válido para aprovação de projetos arquitetônicos, licenças e certificado de conclusão de empreendimentos públicos ou privados 

 

14/4/20  16:52  –  IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

 

Dois dias úteis é o novo prazo máximo para órgãos públicos envolvidos e demandados em obras de saúde se manifestarem a respeito das construções. A medida tem validade desde segunda (13), quando foi publicado no Diário Oficial do DF o Decreto nº 40.613, que trata sobre o tema.

 

O texto impõe a órgãos públicos prioridade nas manifestações sobre o licenciamento obras de equipamentos de saúde, público ou privado – e em qualquer uma das fases previstas.

 

Assim, os órgãos que lidam como etapas diversas, entre elas de aprovação ou habilitação de projetos arquitetônicos, emissão de licenças e a certificação de conclusão de obras devem fazê-lo em até 48 horas.

 

O decreto vale desde para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), responsável pelo ordenamento territorial do DF, uso e ocupação do solo, planejamento e desenvolvimento urbano entre outros, até a órgãos como o Instituto Brasília Ambiental, Novacap, CEB e Caesb.

 

“O ponto positivo deste decreto, elogiável por parte do GDF, é estender o rito de urgência na aprovação de projetos a outros órgãos. Mesmo com o teletrabalho – e a Central de Aprovação de Projetos (CAP) fazendo uma força-tarefa -, há uma necessidade e dependência da manifestação de outros órgãos. Essa medida mostra a preocupação do governo com o andamento das obras e vale tanto para Unidades Básicas de Saúde e obras mais simples até a hospitais de grande porte”, explica Mateus Leandro de Oliveira, titular da Seduh.

 

A medida tomada pelo GDF é mais uma para reforçar os trabalhos na luta contra o coronavírus, causador da Covid-19. O decreto terá validade enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br