Principal Atualizado em 14/04/20 - 22h06

Saúde recebe doação de ventilador pulmonar e bombas infusoras

Hran, referência no tratamento de pacientes com coronavírus, terá prioridade na instalação dos equipamentos

14/4/20  16:31  –  AGÊNCIA BRASÍLIA *

Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (14), a doação de um ventilador mecânico e dez bombas infusoras. A entrega foi feita pelo Grupo Brasal, que já doou à rede pública de saúde 13 bombas infusoras, três monitores multiparâmetros e um ventilador pulmonar.

Veja, aqui, a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

Até agora, a secretaria já recebeu a doação de 13 bombas, três monitores e sete ventiladores pulmonares. Os equipamentos foram doados, além do Grupo Brasal, pelo Grupo Kyoto Motors e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF).

“Estamos em meio à pandemia desse vírus. O equipamento mais importante neste momento, para atendimento a esse paciente, é o ventilador pulmonar. O vírus afeta o sistema respiratório, que passa a necessitar de auxílio”, destaca o diretor de Engenharia Clínica da Secretaria de Saúde, Willian Gontijo.

Em relação aos monitores, ele frisa que são fundamentais, deixando mais segura e completa a monitorização de paciente na UTI.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial ao presidente da Codese, Paulo Muniz, à superintendente Ruiter Thuin e à secretária executiva Rosane pelo esforço em juntar empresas para efetivar essa doação de cinco ventiladores pulmonares”, agradeceu o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Costa de Albuquerque.

A maioria dos aparelhos foi instalada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade referência para tratamento de pacientes com coronavírus. Outros hospitais, ainda a serem escolhidos, também receberão os equipamentos.

Segundo Willian Gontijo, ainda neste mês deverá haver a entrega de mais sete ventiladores pulmonares e cinco monitores.