Principal Atualizado em 17/04/20 - 18h02

Mutirão de limpeza e desinfecção atua no Plano Piloto

Até domingo (19), megaoperação, que começou pela rodoviária, passará por vários espaços públicos da capital, como hospitais, escolas, estações de metrô e delegacias

15/4/20 19:28 – AGÊNCIA BRASÍLIA*

Espaços públicos na área central de Brasília passarão por uma força-tarefa de limpeza e desinfecção até domingo (19). A megaoperação foi iniciada nesta quarta-feira (15) pelas equipes do programa Sanear-DF, numa ação que envolve mais de 200 pessoas e cerca de 130 veículos.

O trabalho compreende remoção de entulho e lixo, lavagem de áreas públicas e pulverização com saneantes e inseticidas. As equipes também atuam em locais que podem ser focos do mosquito transmissor da dengue.

“Já concluímos a higienização em Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia e Taguatinga”, informa o de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES), Edgar Rodrigues. “Agora vamos aos locais com maior aglomeração de pessoas, como a rodoviária, o Setor Comercial Sul, os hospitais de Base e da Asa Norte, estações de metrô, Vila Planalto, entre outros.”

Fumacê e hipoclorito de sódio

O primeiro espaço escolhido para a sanitização foi a Rodoviária do Plano Piloto, por onde circulam milhares de pessoas diariamente. No período da manhã, três veículos com máquinas de pulverização iniciaram a higienização com hipoclorito de sódio na parte externa do local e nas plataformas inferior e superior.

Devido à pouca movimentação, as viaturas conseguiram ir diretamente os espaços por onde circulam pedestres. Dessa forma, um local maior foi coberto pelo produto, semelhante à água sanitária. Enquanto isso, agentes com máquinas acopladas nas costas espalharam o hipoclorito de sódio em escadas, corrimões, bancas do comércio, pontos de ônibus e demais locais com maior circulação, como a entrada do metrô na plataforma inferior.

Por volta das 5h, um veículo com fumacê passou na parte externa da rodoviária para eliminar mosquitos da dengue. “Nesse período de coronavírus, não podemos esquecer do Aedes, que também mata”, lembrou Edgar Rodrigues. “Por isso, reforçamos à população que durante o isolamento vistorie suas casas, enquanto nós fiscalizamos os ambientes públicos”.

Além da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da SES e da Secretaria de Cidades (Secid), são parceiros nessa força-tarefa SLU, Novacap, DER, administrações regionais de todo o DF, Corpo de Bombeiros, Detran, DF Legal e Caesb, e ainda as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas e Educação. “É uma operação de guerra”, resume o secretário de Cidades, Fernando Leite.

Abaixo, confira os locais a serem contemplados pela ação até domingo (19).

Rodoviária

Setor Comercial Sul e Norte

Hran

Iges-DF (Hospital de Base)