Principal Atualizado em 24/04/20 - 16h29

Maçonaria se une à campanha do GDF contra o coronavírus

Assinado nesta sexta (24) entre instituições maçônicas e a comissão Todos Contra a Covid, protocolo prevê distribuição de alimentos e material de higiene

24/4/20  14:56   LÍVIO DI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASILIA

A pandemia causada pelo coronavírus tem mostrado um Distrito Federal cada vez mais solidário e preocupado em ajudar o governo e o cidadão da capital. Na manhã desta sexta-feira (24), representantes da Maçonaria estiveram com o vice-governador Paco Britto, que comanda o programa do GDF Todos Contra a Covid, para a assinatura de um protocolo de intenções com vistas a atuar, juntamente com a comissão, no fomento de ações solidárias. O intuito é arrecadar recursos que se transformem em alimentos e produtos de higiene para serem doados à população mais necessitada do DF.

O grão-mestre distrital Reginaldo de Albuquerque, representante da Loja Maçônica Grande Oriente do DF, ressalta que essa é a primeira grande parceria firmada entre a Maçonaria e o Governo do Distrito Federal. “Estamos nos unindo ao GDF para sermos um centro de ação para distribuição de cestas básicas e produtos de limpeza para a sociedade por meio de instituições sem fins lucrativos”, explica.

O protocolo de intenções contou também com a assinatura do grão-mestre distrital Armando Assumpção, representante da Grande Loja Maçônica do DF, que enfatizou a importância da participação de todos, governo e sociedade civil, na luta contra a Covid-19. “A gente sabe que, em um momento de crise, a participação do Estado é fundamental, mas a sociedade tem que fazer a parte dela, e a família maçônica tem a felicidade de participar deste momento, de colaborar com projetos do governo que visem ao bem-estar da população”, declarou.

“É muito importante essa chancela que nos ajuda a ser solidários neste momento com todas as famílias brasilienses, que tanto precisam de nós”, disse o vice-governador Paco Britto. “Essa organização milenar [a Maçonaria] enobrece qualquer atividade.”

Ajudas diárias

Na quarta-feira (22), uma comissão formada por 130 aprovados em concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) entregou 1,3 mil máscaras à Secretaria de Segurança Pública (SSP). Das máscaras doadas, 400 são feitas de TNT, 300 de tecido e 100 de acetato, ideais para serem usadas por profissionais de saúde.

Na manhã de quinta-feira (23), a mesma entregou ao vice-governador 800 máscaras confeccionadas adquiridas com recursos de doações – a maioria feita pelos próprios concursados. Ao todo, o grupo já doou mais de 3 mil insumos em todo o Distrito Federal.

Ainda na quinta-feira, o Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do DF (Sindesei) fez a doação de 480 frascos de álcool em gel para o programa Todos Contra a Covid. Os produtos foram entregues pelo presidente da instituição, Christian Tadeu, e pelo vice-presidente, Charles Dickens.

Todos contra a Covid

Por meio de decreto, o GDF instituiu o Comitê de Emergência a fim de arrecadar doações para o combate e enfrentamento do novo coronavírus. Além de produtos, serviços, alimentos, insumos e equipamentos, o governo também recebe, por meio do Banco de Brasília (BRB), doações financeiras.

As doações em dinheiro podem ser feitas à Agência 027 do BRB (Banco 070); conta corrente: 049.521-5; CNPJ: 02.174.272/0001-55.