Portal COVID 19

Principal Atualizado em 7/05/20 - 12h12

Servidores da UBS 7 criam grupo no WhatsApp para idosos

Eles recebem vídeos demonstrando como praticar em casa as técnicas de relaxamento (meditação), automassagem, aromaterapia etc. Antes da pandemia, as práticas interativas eram presenciais

 

7/5/20  11:44 AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Para manter seus pacientes idosos bem assistidos nessa quarentena e longe do risco de contaminação pelo coronavírus, a equipe da Unidade Básica de Saúde 7 de Taguatinga decidiu manter as atividades de práticas integrativas para um grupo de 70 deles – sendo dois do sexo masculino e 68 do sexo feminino.

 

Para alcançar esse objetivo sem criar riscos de contaminação, foi criado um grupo no WhatsApp.

 

Os servidores enviam vídeos demonstrando como praticar em casa as técnicas de relaxamento (meditação), Lian Kun, automassagem e aromaterapia.

 

Antes da pandemia, as Práticas Integrativas, presenciais, ocorriam todos os dias da semana.

 

“Decidimos fazer isso porque muitos idosos do grupo reclamavam que não tinham mais nada para fazer depois que os nossos encontros foram suspensos. Muitas relataram estar se sentindo tristes. E para que eles não entrassem em depressão, resolvemos criar esse grupo”, explica a gerente de serviços da UBS 7 de Taguatinga, Francisca Damaura Santiago.

 

No grupo, servidores enviam vídeos com as técnicas. Segundas, quartas e sextas são enviados vídeos com as técnicas de relaxamento e Lian Kun; terças e quintas, de automassagem e aromaterapia.

 

Além disso, uma vez por semana também é enviado o vídeo de artesanato – já que parte dos idosos participavam do grupo. “Estamos recebendo um feedback bastante positivo. A maioria faz as atividades em casa e isso é muito importante para a saúde física e mental, principalmente nestes tempos de pandemia”, afirma.

 

Interação

 

A agente de saúde Sandra Cristina Cordeiro conta que a ideia inicial era fazer vídeos ao vivo pelo YouTube, mas como a maioria dos idosos não sabem acessar outros aplicativos, a melhor opção foi o grupo no WhatsApp.

“Eles nos dão retorno sobre suas rotinas e atividades de Práticas Integrativas, se estão fazendo, como está sendo etc.

 

Com o grupo, descobrimos, em uma conversa, que duas idosas estavam indo se exercitar nas academias de rua – e então orientamos todas a ficarem em casa para própria segurança”, lembra.

 

Segundo Sandra, o grupo também recebe dicas de alimentação fitness e mantém interação entre todos os idosos.

 

Com informações da Secretaria de Saúde-DF

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br