Portal COVID 19

Principal Atualizado em 12/05/20 - 16h18

DF recebe 150 mil testes rápidos para coronavírus

DF recebe 150 mil testes rápidos para coronavírus

 

12/5/20  15:57   AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

A Secretaria de Saúde (SES) recebeu, nesta terça-feira (12), o reforço de mais 150 mil testes rápidos para detecção de Covid-19. O lote será distribuído para toda a rede pública de saúde do DF, incluindo os 12 pontos de testagem em massa gratuita espalhados pelas regiões administrativas.

 

“Esses 150 mil testes serão importantes para abastecer a rede e dar mais fôlego aos testes em massa feitos pelo sistema drive thru”, destaca o secretário de Saúde, Francisco Araújo. “Como determinado pelo governador Ibaneis Rocha, estamos avançando para poder testar cada vez mais pessoas do Distrito Federal, ampliando o combate e o controle da Covid-19.”

 

Os testes são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram importados da China por uma empresa vencedora da licitação para o fornecimento. O objetivo inicial da SES é adquirir 560 mil testes rápidos, por meio de dispensa de licitação, como parte das medidas de enfrentamento ao coronavírus. A meta pode ser alterada em função das avaliações técnicas.

 

“Com a última remessa, vamos chegar a cerca de 250 mil testes rápidos já comprados e utilizados, contando com os entregues pelo Ministério da Saúde, e temos a previsão de aumentar ainda mais”, informa a subsecretária de logística da secretaria, Mariana Rodrigues.

 

Tipos de testagem

 

Todos os testes a serem adquiridos pela SES se destinam à detecção do coronavírus, mas apresentam diferenças nos procedimentos adotados para colher o material.

 

No teste sanguíneo, coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar). A partir desse material, é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos.

 

Já no teste swab, o material é coleado da garganta e do nariz do paciente, por meio  de um cotonete – o swab, que dá nome ao procedimento – a ser posteriormente analisado em laboratório. O resultado sai em 24 horas.

 

* Com informações da SES

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br