Portal COVID 19

Principal Atualizado em 13/05/20 - 17h34

HRG: servidores que fazem remoção de pacientes criam uniforme para equipe

Objetivo é dar mais segurança aos profissionais e criar mais uma barreira contra a Covid-19

 

13/5/20  17:12   AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Pensando na segurança do servidor e de suas famílias, diante da ameaça de contaminação por coronavírus, a equipe do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (Narp) do Hospital Regional do Gama (HRG) decidiu por conta própria criar um uniforme de proteção. Trata-se de um macacão e um coturno personalizados, inspirados nos uniformes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).

Mas a precaução é reforçada: mesmo com o uniforme extra, os profissionais continuam se paramentando com capote, máscara, protetor facial e luvas, material disponibilizado pela Secretaria de Saúde.

 

Leia também

 

DF está entre as unidades da Federação com menor número de mortes por Covid- 19

 

Veja, aqui, a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

 

Além da proteção em si, outro objetivo do macacão é a identificação da equipe do Núcleo de Apoio para que, em momentos de transporte de pacientes, outros profissionais consigam diferenciar quem é servidor do Narp.

 

“Pensamos em um uniforme confortável e que dê segurança na hora de fazer uma remoção de paciente, principalmente com suspeita de Covid-19. Então, pensamos no macacão e no sapato apropriados. Antes usávamos apenas uma camiseta de uniforme”, explica a chefe do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes do HRG, Cristiane Nepomuceno.

 

“Depois que a pandemia começou tivemos vários treinamentos sobre a paramentação necessária, os cuidados e a forma de contágio da Covid-19. O macacão não substitui os equipamentos de proteção individual, mas dá uma segurança a mais na hora de lidar diretamente com os pacientes”, acrescenta.

 

Os profissionais do Narp e do Núcleo de Transporte (Nutran) – que são os motoristas das ambulâncias – fizeram um esforço para adquirir o uniforme. Toda a criação e a escolha da cor e da logo foi de responsabilidade do Narp. Os servidores já estão utilizando o novo uniforme desde o último sábado.

 

Narp

 

O Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes tem como função realizar remoções intra-hospitalares, que é dentro do próprio hospital, ou remoções entre hospitais.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br