Portal COVID 19

Principal Atualizado em 14/05/20 - 7h41

Visita ao alojamento provisório do Autódromo

Instalações e serviços prestados à população em situação de rua foram apresentados pela secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha

 

13/5/20  17:43   AGÊNCIA BRASÍLIA *

 

Durante uma visita de cerca de meia hora, a primeira-dama da Presidência da República, Michelle Bolsonaro, conheceu, na manhã desta quarta-feira (13), o alojamento provisório do Autódromo Nelson Piquet. Em companhia da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ela pôde entender o funcionamento do local montado para receber pessoas em situação de rua durante o isolamento social necessário em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

Além das instalações com estrutura de dormitórios, banheiros, lavatórios, refeitórios, área de TV e demais espaços, Michelle observou alguns dos serviços prestados, como o acompanhamento em saúde feito pelo Consultório na Rua, fruto de uma parceria com a Secretaria de Saúde (SES), e a entrega dos documentos de identidade, pela unidade móvel da Polícia Civil, bem como outras ações, como oficinas de produção artesanal, jogos lúdicos e afins. Tudo, sempre, respeitando as regras de prevenção e combate à Covid-19.

 

Medidas de isolamento

 

“É bom saber que o Governo do Distrito Federal tem esse olhar especial para as pessoas mais vulneráveis nesse momento da pandemia e ver a solidariedade, ver o voluntariado, as pessoas ajudando”, destacou Michelle. “Fiquei feliz em perceber que realmente essas pessoas estão recebendo o isolamento adequado.”

 

Uma “visitante” que recebeu o carinho tanto da primeira-dama quanto da secretária, amantes dos animais, foi a cadelinha Pandora. Trata-se de uma vira-latas de menos de um ano de vida, que faz a alegria e aquece o coração das pessoas abrigadas no alojamento.

 

Mayara Rocha fez questão de ressaltar para Michelle Bolsonaro que, além dessa unidade no Plano Piloto, outro espaço semelhante está em vias de ser inaugurado em Ceilândia. “Nosso objetivo é oferecer a esse público a possibilidade de cumprir o devido isolamento, mas sempre com a dignidade e o respeito que toda vida humana merece”, enfatiza.

 

Após a passagem pelo autódromo, Michelle e Mayara foram ao Brasília Palace Hotel, em visita de cortesia ao programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária, uma iniciativa do GDF coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para proteger idosos sem moradia adequada da Covid-19. Lá, onde estão acolhidas 300 pessoas com 60 anos ou mais selecionadas pelo programa, elas se encontraram com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

Alojamento provisório

 

O alojamento provisório instalado no Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe a população em situação de rua do Distrito Federal desde 7 de abril. A estrutura montada nos paddocks do autódromo, desativado desde 2014, oferece dormitórios, banheiros, área para a lavagem de roupas e alimentação. O espaço tem a capacidade de receber até 200 pessoas.

 

O cidadão não é obrigado a ficar lá o dia todo, mas existem horários e regras de convivência que precisam ser respeitadas. A medida visa proteger as pessoas vulneráveis e prestar a assistência adequada. A Sejus ainda ressalta a recomendação de higiene pessoal e o distanciamento mínimo preventivo para evitar qualquer possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus.

 

Com informações da Sedes

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br