Principal Atualizado em 14/05/20 - 13h13

Comunidade do Varjão recebe 1,5 mil máscaras

Doações foram feitas por meio da iniciativa Máscara Solidária, que contemplará todas as regiões administrativas do DF

14/5/20 12:57 AGÊNCIA BRASÍLIA *

Na manhã desta quinta-feira (15), a equipe da Administração Regional do Varjão saiu às ruas para distribuir 1,5 mil máscaras de proteção em locais de maior circulação da cidade. A ação, denominada Máscara Solidária, é mais uma iniciativa do Governo do Distrito Federal no combate ao coronavírus (Covid-19), e será realizada em todas as regiões administrativas.

“Além da entrega, alertamos sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras no DF, em atendimento ao Decreto n° 40.648”, informa a administradora da Nair Queiroz. A distribuição foi feita na avenida principal do Varjão, abrangendo transportes públicos, paradas de ônibus, comércio e os carros que passavam. Cada morador recebeu duas máscaras de tecido laváveis.

A iniciativa do GDF contou com apoio do DF Legal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros “Estamos orientando a comunidade para que, se puder, não saia de casa”, lembra Nair Queiroz. “Cada um precisa fazer a sua parte. Fiquei satisfeita de perceber que poucas pessoas nas ruas estavam sem a máscara. Acredito que a maioria já se conscientizou”.

Fiscalização

Nesta semana, as equipes do DF Legal (antiga Agefis) vão orientar a população sobre a importância dos equipamentos. O trabalho será feito e conjunto com servidores da Secretaria de Governo, policiais e bombeiros militares. Para proteger contra a Covid-19, o uso de máscara é obrigatório no DF desde 30 abril, mas as multas serão aplicadas a partir do dia 18 deste mês.

“Nesse primeiro momento, o trabalho será feito de forma orientativa”, esclareceu o secretário da secretaria DF Legal, Gutemberg Gomes. “Vamos mostrar ao cidadão a necessidade de ele realmente usar a máscara.

Há uma legislação determinando essa utilização”. A campanha, lembra ele, tem como objetivo reforçar as ações de conscientização do governo antes mesmo de adotar as medidas punitivas.

Mais doações

Na quarta-feira (13), foi a vez de a Caesb entrar em ação. A companhia doou 140 máscaras especiais de proteção contra o novo coronavírus ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), instituição pública federal, vinculada à Universidade de Brasília (UnB).

Os equipamentos, chamados face shields, foram confeccionados na Caesb e são compostos por uma viseira transparente – feita com folha de acetato – e um suporte para a cabeça produzido na impressora 3D. Toda a matéria-prima utilizada na produção das máscaras foi doada pelos próprios servidores da companhia, entre eles os aposentados.

“Nossa preocupação é proteger os profissionais da Caesb, já que nossas atividades não podem parar”, informa o diretor de operação e manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Pereira. “Estamos usando a nossa oficina, que conta com equipamentos modernos, para produzir esse importante equipamento de proteção.

A doação ao HUB é uma forma de agradecimento pela parceria e ajuda que as equipes nos deram na elaboração do projeto.”

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Varjão e da Caesb