Portal COVID 19

Principal Atualizado em 14/05/20 - 16h51

Prorrogado atendimento no posto de testagem de Samambaia

Devido à alta demanda na região, os moradores poderão agendar os exames até o dia 30 deste mês

 

14/5/20  16:31   ROSI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

Em parceria com a Administração Regional de Samambaia, a Secretaria de Saúde (SES) prorrogou por mais uma semana o funcionamento do posto de testagem da cidade, que ficará aberto até o dia 30.

 

O último boletim epidemiológico (nº 72) aponta 161 casos e apresenta crescimento considerável nos números, o que justifica a ampliação do prazo. Desde o último dia 11, início das testagens, 1.339 pessoas já se submeteram ao exame na cidade.

 

1.339 Número de pessoas que fizeram o exame no posto de Samambaia entre os dias 11 e 13 deste mês

 

Na quarta-feira (13), segundo a SES, o posto de Samambaia ficou em segundo lugar entre os mais procurados pela população, com 420 atendimentos – número inferior apenas ao posto de testagem do ParkShopping, que registrou, no mesmo dia, 452 cidadãos atendidos.

 

Sem filas ou aglomerações, o exame é realizado em instantes. “Temos prezado pela agilidade no serviço, com o objetivo de atender o maior número possível de pessoas, porque também englobamos Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Recanto das Emas”, explica o administrador de Samambaia, Gustavo Aires. “Estamos todos envolvidos em prestar um serviço de qualidade”.

 

Rapidez no atendimento

 

A auxiliar de cozinha Raquel Coutinho, 37 anos, fez o teste após detectar alguns sintomas que podem estar relacionados ao novo coronavírus. “Desde terça-feira estou com febre e dor na garganta. Como trabalho com muita gente, resolvi fazer o exame para saber”, conta ela, que também elogiou a rapidez do exame, e agora aguarda pelo resultado – preferencialmente negativo, ressalta.

 

Já o assistente funerário Arthur Ribeiro, 30 anos, soube da disponibilidade do posto e, principalmente pela natureza de sua profissão, foi logo fazer o teste. “Depois que vi na reportagem, mesmo sem apresentar sintomas, o interesse surgiu”, conta. “Fiz o agendamento no site, tinha  disponibilidade e foi fácil e simples”.

 

“Estamos dando todo o suporte necessário”, assegura a coordenadora da Gerência de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Gsap) 3 de Samambaia, Cláudia Beatriz Nogueira. “Fomos deslocados de Águas Claras, primeiro posto de testagem. Acolhemos, orientamos e tranquilizamos a população da melhor maneira neste momento incerto.”

 

O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar o teste, basta acessar o site testa.df.gov.br.

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br