Portal COVID 19

Principal Atualizado em 15/05/20 - 16h30

DF terá hospital de campanha com 400 leitos para tratar pacientes com Covid-19

Fruto de parceria entre o GDF, a Fecomércio e o Sesc, nova unidade vem para reforçar compromisso no combate ao coronavírus

 

15/5/20  16:09   IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

Mais um hospital de campanha para tratar pacientes com coronavírus (Covid-19) será construído no DF. O novo espaço, com capacidade para 400 leitos, é fruto de uma parceria entre o GDF, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). A unidade, informa a Fecomércio, funcionará preferencialmente para atender os comerciários e a população de baixa renda.

 

A estrutura do hospital – ainda com local indefinido – contará com 360 leitos de internação clínica e 40 de tratamento semi-intensivo. O hospital vai dispor também de postos de enfermagem, postos de preparo de medicação, farmácias satélites, salas de procedimentos invasivos, salas de processamento, salas de equipamentos, depósitos de material de limpeza (DMLs) e utilidades. Também serão construídas salas de triagem, recepções para ambulâncias e áreas de assepsia do corpo clínico, entre outros espaços específicos.

 

“Essa parceria prova, mais uma vez, que a Fecomércio é um sistema responsável e que auxilia a população mais carente do DF”, ressaltou o vice-governador Paco Britto durante a cerimônia de assinatura do acordo, nesta sexta-feira (16), no Palácio do Buriti. “É mais um hospital que vai atender a população do DF. A sociedade merece.”

 

Mais unidades

 

O GDF também conta com hospital de campanha próprio, instalado no Estádio Mané Garrincha. Em vias de ser entregue, essa unidade, que demandou investimentos de R$ 79 milhões, contará com 173 leitos de enfermaria, 20 de UTI e quatro de emergência.

 

O governo encaminha ainda a construção de um hospital de campanha em Ceilândia, com mais 60 leitos, e que futuramente vai se transformar no novo Hospital Materno-Infantil do DF. A instalação de Ceilândia funcionará ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, na QNN 27.

 

Já o Hospital da Polícia Militar, estruturado para receber 86 leitos de UTI e 20 de enfermaria, está em fase final de construção. O Complexo da Papuda também ganhará uma unidade com 40 leitos, sendo dez de suporte avançado e 30 de enfermaria para a população carcerária com Covid-19.

 

Além dos hospitais de campanha, o DF dispõe de leitos em outras estruturas hospitalares para tratar pacientes com Covid-19, como o Hospital de Base (HB), o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e a UPA do Núcleo Bandeirante.

 

Saiba mais aqui

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br