Principal Atualizado em 20/05/20 - 10h54

Escola Classe 02 investe em mais conforto para estudantes da Estrutural

Reparos vão de pintura dos prédios e melhorias em banheiros até uma nova cozinha, onde são servidas duas refeições a cada turno

20/5/20  10:19 HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

A lógica da diretora da Escola Classe 02, na Cidade Estrutural, Maria Leodenice Magalhães, assim se manifesta: como os professores passam mais de oito horas por dia no trabalho e os alunos, pelo menos, quatro horas, a jornada deve ser cumprida em um ambiente confortável e acolhedor. O Governo do Distrito Federal (GDF) também pensa dessa forma e, por meio da Regional de Ensino da Estrutural, tem promovido, desde janeiro, uma série de melhorias na unidade.

Para começar, todos os cinco prédios da escola foram pintados – trabalho que é feito a cada dois anos. Três deles são ocupados por 14 salas de aula, enquanto dois se dividem entre a cantina e o apoio administrativo – direção, sala dos professores e secretaria. Os banheiros femininos e masculinos dos alunos ganharam lavatórios em aço inox e espelhos novos. O das 32 professoras também passou por reformas.

A cozinha está sendo renovada. Além da troca dos pisos e azulejos, terá novos armários e bancadas. A obra segue nesse período de suspensão das atividades diante da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. A expectativa é que tudo fique pronto ainda neste semestre. A unidade serve café da manhã, almoço, lanche e jantar, proporcionando aos estudantes duas refeições por turno.

O nivelamento do piso do pátio vai facilitar a mobilidade de alunos cadeirantes e com dificuldade de locomoção. Inaugurada em 2009, a escola foi construída sobre uma área aterrada, o que faz com que pequenos desníveis surjam ao longo dos anos.

Lâmpadas de LED

A EC 02 está com iluminação reforçada. Como medida de economia e melhoria da luminosidade, todas as lâmpadas normais foram trocadas por equipamentos de LED. Um novo quadro de energia elétrica foi construído, ampliando a capacidade de funcionamento e fornecimento de energia da escola que já estava com parte da fiação comprometida.

Painéis de cerâmica foram montados nas paredes de todas as salas de aula e em alguns corredores, servindo de mural de informações para alunos e recados da área administrativa à comunidade. Outra novidade são as mesas e bancos de alvenaria, construídos para leitura, recreação e refeições dos alunos durante o intervalo das aulas.

Reparos pontuais também foram feitos, como a vedação do forro de algumas salas e a reposição de quase 50% das canaletas dos telhados responsáveis pelo escoamento de água das chuvas. A manta de impermeabilização da caixa-d’água do reservatório que começava a descolar foi substituída, o que permitiu evitar vazamentos e prejuízos à estrutura da unidade.

Patrimônio

Para a diretora Maria Leodenice, tornar o ambiente físico mais agradável melhora a qualidade do trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos, moradores de uma das três regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do DF. “Cuidar do patrimônio físico é cuidar do ser humano, e vice-versa”, resume.

A EC 02 da Estrutural fica no setor central da cidade, bem em frente ao Conselho Tutelar. Atende 686 alunos divididos em dois turnos, da educação infantil ao terceiro ano das séries iniciais.