Portal COVID 19

Principal Atualizado em 22/05/20 - 17h04

Orquestra grava vídeo em solidariedade às vítimas do coronavírus na Europa

Solista Davide Carbone, enor italiano, canta “Volare” acompanhado por 75 músicos

 

22/5/20  16:09   AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO

 

Desde 1950 , no mês de maio, a Europa festeja a paz e a unidade no continente, sonho tantas vezes frustrado por guerras e conflitos. Em 2020, o Velho Mundo voltou a experimentar um revés ao cruzar, um pouco antes da data, no dia 9, a marca das 100 mil mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Para homenagear essa população, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) decidiu por um voo simbólico de solidariedade.

 

“Volare” – “Voar”, o título popular do clássico italiano “Nel blu dipinto di blu” (“No azul pintado de azul””, 1958, de Domenico Modugno e Franco Migliacci) – ganha uma apresentação de gala, com 75 músicos da OSTNCS, regidos pelo maestro Cláudio Cohen, acompanhando virtualmente o vibrato límpido do solista italiano Davide Carbone, jovem tenor de arrebatadas interpretações, como a que lhe rendeu a vitória na edição de 2016 do The Voice Itália, quando recebeu no Facebook mais de 1.300.000 “likes” depois de cantar “Io che amo solo te” (Sergio Endrigo, 1962).

 

“Volare é uma das músicas italianas mais conhecidas do mundo. Eu a escolhi porque é a história de um sonho, e acho que realmente precisamos disso agora. De nos confundir com a cor do céu, olhar nos olhos daqueles que amamos e voltar a voar em direção à liberdade e ao infinito”, afirma Davide, o caçula da família milanesa de dez filhos, nascido em 1988, que se declara apaixonado pelo Brasil e sua língua.

 

“Aprendi o português indo ao Brasil nas férias, falando com as pessoas, pedindo ajuda pra achar praias, nos supermercados ao fazer compras”, revela o cantor. “O Brasil é minha segunda pátria. Gosto da sua cultura, da maneira de enfrentar a vida, gosto do sol, do mar e das infinitas e múltiplas paisagens que o distinguem. Talvez essa também seja uma maneira de representar liberdade e infinito, como voar”.Carbone considerou “muito boa” a experiência de gravar virtualmente com a OSTNCS. “Me vi cantando sozinho, mas conectado à orquestra. Reforçou ainda mais aquele sentimento de infinito que as palavras de ‘Volare” expressam há mais de 60 anos.”O regente da Sinfônica considera ‘Volare’ um clássico da música italiana e, “embora popular, tem elementos que possibilitam o diálogo com a música clássica”.

 

Ele conta que o vídeo será divulgado na Europa por meio de uma parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) com a Embaixada da Itália. “É uma forma de darmos apoio a nossos irmãos italianos, que passaram por toda essa dificuldade e felizmente agora começam a se recuperar”.Sobre o tenor italiano, Cohen diz que é um cantor de excepcional talento musical. “Para mim é uma satisfação trabalharmos juntos na produção deste vídeo”.

 

O trompista Ellyas Lucas Souza e Veiga, titular na edição dos vídeo da Sinfônica, manifesta satisfação com o resultado: “a participação de Davide não trouxe nenhuma dificuldade adicional. Fiquei muito feliz por estarmos trabalhando com um músico de outra nação. Isto mostra que, para a música, não existem limites geográficos”.O tenor italiano, que comemorou seu aniversário no último dia 19 em isolamento, se despediu da entrevista com um depoimento sobre os aprendizados que a pandemia propicia ao mundo.“Eu acho um momento dramático, difícil de entender. Nunca pensei que um vírus pudesse nos dominar e causar tantas mortes. Na Itália, foi realmente difícil. Aprendi que o tempo tem um grande valor e que, apesar do isolamento, muitas coisas bonitas podem ser feitas. Aprendi a confiar naqueles que sabem mais do que eu. Fiz ligações para amigos brasileiros e italianos, juntando-me a eles, mesmo que tão distantes. E continuei cantando. Espero que tudo termine em breve e que esta lição nos sirva no futuro”.

 

Vídeo

 

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br