Principal Atualizado em 26/05/20 - 18h01

Pesquisadores da rede pública se unem para estudar coronavírus

Profissionais da saúde têm buscado respostas, por exemplo, sobre como vírus age gravemente em pacientes e, em outros casos, são assintomáticos

26/5/20  17:37   IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal se uniram para entender melhor o desenvolvimento e evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes. Diversos estudos foram iniciados na segunda-feira (25) para tentar buscar respostas como: por que alguns pacientes evoluem gravemente e outros são assintomáticos? Por que pessoas com obesidade e hipertensão arterial são consideradas do grupo de risco? É possível prever que um paciente vá evoluir de forma mais grave? Existe predisposição genética para essa doença?

Esses e muitos outros questionamentos uniram aproximadamente 100 profissionais da saúde do DF e da Universidade de Brasília (UnB), que vão analisar materiais coletados de pacientes que contraíram o vírus. Parte dos trabalhos envolve biomarcadores, que são moléculas que podem ser medidas em exames de sangue e capazes de servir como marcadores de alguma doença. Os biomarcadores apresentam aplicações clínicas importantes no diagnóstico, prognóstico e classificação do desenvolvimento de uma doença.

“A Covid-19 é uma doença que sabemos tão pouco e há muitas perguntas ainda a serem respondidas. O estudo procura avaliar biomarcadores no intuito de tentar sanar alguns questionamentos, comparando como estão os biomarcadores em casos graves e em casos leves da doença e quais são essas diferenças. Isto poderá ajudar na pesquisa de novos medicamentos”, explica a médica Gabriela Jardim, participante dos estudos e lotada no Hospital Regional de Taguatinga.

A pesquisa dos biomarcadores será feita a partir da coleta de sangue dos pacientes – após o seu consentimento  – que derem entrada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e Hospital Regional do Gama (HRG) com suspeita ou confirmação de coronavírus.