Portal COVID 19

Principal Atualizado em 27/05/20 - 16h55

Equipe de Sobradinho II produziu 8.680 máscaras e capotes

Materiais são usados para proteger pacientes e profissionais em atendimento

 

27/5/20  16:46   AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

 

Desde o início da pandemia, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 02 de Sobradinho II já projetava ter uma forte demanda pelo uso de máscaras. A partir dessa análise, os profissionais reuniram-se para produzir máscaras e capotes, na própria unidade, para doá-las aos pacientes que buscam atendimento na unidade. A UBS já produziu 8.680 produtos que estão sendo confeccionados nas máquinas de costura cedidas pelos servidores.

 

Toda a produção é feita no local para manter o padrão de segurança, higiene e a acomodação correta. Para o desenvolvimento do material, foi pesquisado o tipo específico a ser produzido, assim utilizam TNT com três camadas para as máscaras e TNT de 40 ou 60 para o capote. Além desses dois itens, os profissionais desenvolveram uma espécie de proteção a pacientes da odontologia e capuz para os servidores. O item leva inclusive um bastidor de plástico de bordado com um suporte de celular.

 

Leia também

 

Uso de proteção é obrigatório em condomínios

 

Motoboys do DF recebem 200 kits contra coronavírus

 

Sistema penitenciário recebe doação de duas mil máscaras

 

A gerente da UBS 02, Vanusa Câmara, ressalta que os itens hoje são indispensáveis para o atendimento e que o serviço não poderia ficar paralisado por causa da falta desses materiais. “Quando vimos a proporção que a doença estava tomando no mundo e chegando ao Brasil, projetamos a falta desse itens tão essenciais para o atendimento. É básico. Então, tivemos a ideia de produzi-los aqui mesmo para assegurar, inclusive, a qualidade e segurança dos itens”, ressaltou.

 

A profissional aproveitou a equipe que não poderia estar em teletrabalho e estava com restrição para trabalhar. Hoje a produção é diária, envolvendo cerca de seis servidores que produzem 100 máscaras e 40 capotes. As máscaras enviadas pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) são destinadas aos profissionais que lidam com os pacientes suspeitos da Covid-19. A UBS 2 de Sobradinho II tem sete equipes que atendem, cada uma, a 4 mil pacientes, dando uma média de 28 mil pessoas.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br