Portal COVID 19

Principal Atualizado em 28/05/20 - 17h46

Hospital do Gama ganha protetores de orelha para máscara

As 4,5 mil unidades doadas por empresa brasiliense serão distribuídas aos servidores. Eles dispensam o uso do elástico, que causa desconforto

 

28/5/20  17:37   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: RENATO FERRAZ

 

O Hospital Regional do Gama recebeu 4,5 mil unidades de protetores de orelha para máscara que serão distribuídas para os servidores. O acessório foi doado pela Empresa Rossi e proporciona conforto para quem precisa utilizar o equipamento facial por um longo período. O protetor dispensa o uso do elástico, que pressiona a orelha dos profissionais e causa desconforto, principalmente para aqueles que usam o Equipamento de Proteção Individual (EPI) por longos períodos.

 

A empresa procurou o Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (NARP) após conhecer os uniformes que a equipe do NARP produziu e ofereceu ajuda para confeccionar outros itens. A princípio, a empresa ofereceu-se a produzir um protetor facial com a viseira, mas demandaria mais tempo para o desenvolvimento e produção. Então, veio a sugestão do protetor de orelha, que foi recebida com satisfação pela Superintendência da Região de Saúde Sul e pela diretoria do hospital.

 

A chefe do núcleo, Cristiane Nepomuceno, afirma que, até então, não conhecia o item, mas aprovou a utilização. Ela conta que já visualiza a adoção do item pelos colegas de trabalho, uma vez que já havia observado colegas improvisando com clipes e ligas.

 

 “Confesso que o elástico machuca a nossa orelha e chega a impulsioná-la para frente, dependendo da marca. O acessório traz conforto e se adequa ao formato da cabeça. Além disso, pode ser reutilizado, pois é de plástico e permite a lavagem e higienização”, destacou.  

 

A criação do material é recente e veio do Canadá. Em abril, o escoteiro Quinn Callander, de apenas 12 anos, por meio de sua impressora 3D, teve a ideia de criar o protetor ao ver o pedido dos profissionais do hospital por algo que os ajudassem a proteger as orelhas. Diante da repercussão, ele decidiu disponibilizar o arquivo para que outras pessoas pudessem imprimir os protetores.

 

Além dessa criação, brasileiros reproduzem a invenção de garoto canadense e existem pessoas produzindo, também, o material com pano, elástico e botões. Mas, não é o adequado para o ambiente hospitalar, apenas para uso caseiro.

 

Que ajudar? Acesse os modelos aqui.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br