Principal Atualizado em 28/05/20 - 20h05

Sanear-DF auxilia na desinfecção de espaços públicos no Riacho Fundo I e II

Programa alia equipes, maquinário especializado aos índices de Covid-19 e dengue para melhorar a segurança sanitária das RAs

28/5/20  19:48 FLÁVIO BOTELHO | ISABEL DE AGOSTINI, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Depois de passar em 20 regiões administrativas, o Sanear-DF esteve presente esta semana no Riacho Fundo I e II, levando ações de sanitização em espaços públicos com elevado índice de circulação de pessoas. O programa, coordenado pela Secretaria Executiva de Cidades e pela diretoria de Vigilância Ambiental, auxilia no combate a proliferação do novo coronavírus e da dengue no DF.

Combate

No Riacho Fundo I, as equipes do Sanear-DF higienizaram, na última terça (26) o UBS 01, a Capela Santos Anjos da Guarda (QN 01), a feira permanente da cidade e o Batalhão da Polícia Militar. Já os locais que receberam as ações de limpeza no Riacho Fundo II na última quarta (27) foram as UBS 01, 02, 03 e 04. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, as duas regiões possuem 147 casos confirmados da covid-19.

Utilizando materiais como atomizadores e pulverizadores costais e máquinas instaladas em caminhonetes e caminhões, as equipes do Sanear-DF realizam uma sanitização detalhada em todo o ambiente dos locais indicados pelas administrações regionais como de nível alto de fluxo de pessoas e, consequentemente, de maior possibilidade de contaminação.

Dados

A triagem das regiões administrativas que recebem as ações do Sanear-DF é feita com base em material estatístico e análises de mapas de temperatura colhidos pelo Gabinete Especial de Combate ao Coronavírus, implementado pelo GDF em março para acompanhar a evolução da covid-19 no DF. “Por meio desses dados, conseguimos aferir as localidades onde existe um aumento de incidência da covid-19 e da dengue e montamos a programação em cima disso”, explica o secretário de Cidades, Fernando Leite.

A intenção dos gestores do Sanear-DF é levar as ações do programa para as 33 regiões administrativas do DF até o fim do semestre. “Essa programação é dinâmica e o trabalho é permanente”, garante o Secretário, que também ressalta que as ações são bem recebidas pela população das regiões administrativas por onde já passaram.

Ações integradas

Além de realizar a sanitização de espaços públicos no combate ao coronavírus, que também conta com uma parceria com as Forças Armadas, o Sanear-DF também trabalha eliminando focos de incidência da dengue em todo o DF, como o recolhimento de entulho e de carcaças de carros abandonados – até o momento, 270 já foram retirados das ruas.