Portal COVID 19

Principal Atualizado em 28/05/20 - 11h18

Saúde paga R$ 6,4 milhões em TPD a servidores

Ao todo, 4.647 profissionais são beneficiados com o recurso do Trabalho por Período Determinado

 

28/5/20  9:23 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

A Secretaria de Saúde (SES) pagou, na noite de quarta-feira (27), o montante de R$ 6.400.290,76 a 4.647 servidores da pasta, valor referente ao Trabalho por Período Determinado (TPD) cumprido por eles em março deste ano. Assim como nos demais meses, o pagamento é feito dentro do prazo previsto em legislação, de até 60 dias após as horas trabalhadas.

 

“Mais do que nunca, é importante envidar todos os esforços para manter os pagamentos do TPD dentro dos prazos, pois os servidores estão engajados no enfrentamento à Covid-19 e estão dando o suporte de que a rede precisa para vencermos essa guerra”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

 

O gestor destacou os esforços da pasta para garantir a segurança dos profissionais de saúde, com a abertura de licitações emergenciais para testes rápidos, medicamentos, respiradores e equipamentos de proteção individual (EPis). Além disso, a SES ampliou, recentemente, a carga horária de 108 servidores, de 20 para 40 horas semanais de trabalho, a fim de reforçar o atendimento à população.

 

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Silene Almeida, ressaltou o trabalho do Fundo de Saúde do Distrito Federal (FSDF) junto à Secretaria de Economia para manter os pagamentos em dia.

 

“São mais de 4 mil servidores que colaboram com a melhoria dos serviços, possibilitando uma assistência de qualidade à população”, pontuou. “Temos trabalhado com essa diretriz dada pelo secretário e pelo governador para valorizar os servidores e empreender ações propositivas para o bem-estar laboral coletivo.”

 

Trabalho por Tempo Determinado

 

O TPD é um instrumento utilizado pela SES para suprir eventuais déficits e garantir a assistência ao cidadão. No início do governo, foi detectado atraso no depósito dos valores de horas extras realizadas até junho de 2018 e, após essa data, transformadas em TPD. A atual gestão, além de ter regularizado os pagamentos atrasados, tem depositado em dia os recursos referentes a este ano.

 

Novas estratégias

 

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) também tem atuado no sentido de recompor a força de trabalho. Com a chegada de servidores que optaram por não ficar cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e a ampliação de carga horária de centenas de profissionais,  há a expectativa de que o investimento com TPD reduza gradativamente.

 

Além dessas ações, o governo tem realizado convocações rotineiras de concursados. Só em 2020, já foram nomeados mil novos servidores para reforçar as equipes. Em 2019, foram chamados outros 376 profissionais de saúde.

 

Com informações da SES

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br