Portal COVID 19

Principal Atualizado em 4/06/20 - 12h53

Testes por drive-thru registram 529 casos positivos na quarta (3)

Desde 21 de abril, foram aplicados 145.161 exames para a Covid-19 em todo o DF

 

4/6/20  12:00 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

A testagem rápida para o novo coronavírus por meio de drive-thru continua em dez regiões administrativas (RAs) do DF. O exame é simples e feito a partir da coleta de gotas de sangue. Na quarta-feira (3), 4.976 pessoas compareceram aos pontos de testagem, tendo sido detectados 529 resultados positivos para Covid-19.

 

A unidade montada no Riacho Fundo I, que também atende moradores do Riacho Fundo II, foi a que mais apresentou casos, com 100 coletas positivas para a doença. O posto de Samambaia, ao qual têm acesso cidadãos do Recanto das Emas, vem em seguida, com 77 casos.

 

Detecções

 

drive-thru de Sobradinho II, que testa moradores da região e de Sobradinho I, fez 448 testes rápidos e diagnosticou a Covid-19 em 61 pessoas. O menor registro foi em Brazlândia, com 27 casos. O número de confirmações da infecção foi de 33 no Parque da Cidade, ponto de testagem para residentes nas asas Sul e Norte, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e Noroeste, com 528 testes realizados.

 

Até o momento, 145.161 testes foram aplicados e identificaram o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em 4.908 pessoas. Ao todo, 4.908 exames testaram positivo. Para fazer o teste, basta se cadastrar no site da Secretaria de Saúde (SES), preencher o formulário e escolher o local. A visualização das vagas é informada até dois dias seguintes à data de marcação.

 

O exame, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

 

Horário de funcionamento

 

drive-thru, que funciona de segunda a sexta-feira –  exceto feriados –das 8h às 17h, é exclusivo para pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, bem como quem moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.

 

Como proceder

 

A Secretaria de Saúde (SES) lembra que os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página da testagem em massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

 

Pessoas que chegarem aos pontos de testagem com sintomas mais intensos podem fazer o teste swab – quando é coletado material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. Nesse caso, o resultado sai em até 48 horas.

 

Em circunstâncias mais graves, o paciente já pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. Conforme orientação da SES, todos os casos confirmados devem ser notificados.

 

Com informações da SES

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br