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Principal Atualizado em 5/06/20 - 12h16

Mais de 6,1 mil medicamentos de alto custo foram entregues

Com o sucesso do programa, objetivo é ampliar as entregas também para quem faz uso de fórmulas nutricionais especiais

 

5/6/20  10:32 AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

O Programa Entregas de Medicamentos em Casa, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Banco de Brasília (BRB) realizou em maio, 6.133 medicamentos de alto custo. Iniciado no dia 3 de abril, o programa de entrega de medicamento de alto custo na residência do paciente “tem o objetivo de evitar filas, aglomerações e ajudar no enfrentamento da pandemia do coronavírus”, informa o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

 

Foram 2.497 entregas realizadas pela Farmácia de Alto Custo de Ceilândia, 2.116 entregas da unidade da Asa Sul e 1.520 da unidade do Gama. De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica, Samara Carneiro, desde o início das entregas, em abril, foram ajustados vários pontos frágeis nas entregas, o que possibilitou maior agilidade no serviço.

 

São 33 mil usuários cadastrados nas Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAFs) e, por causa da pandemia, foi necessário implantar e iniciar o serviço de entrega de forma abrupta. “No geral, as entregas têm sido crescentes e a cada dia, mais efetivo o processo”, explica a diretora.

 

Segundo Samara, graças aos vários elogios e feedbacks positivos de muitos usuários que receberam seus medicamentos em casa, e principalmente pelo projeto ter atingido o objetivo de resguardar esses pacientes, haverá a ampliação do serviço.

 

“Uma vez que os pacientes não precisam mais se deslocar até as Farmácias de Alto Custo para continuarem seus tratamentos, pois recebem os medicamentos em segurança e seguindo as recomendações do isolamento social requerido para o momento, ampliaremos as entregas aos pacientes que fazem uso de fórmulas nutricionais especiais e também aos usuários do Núcleo de Farmácia Ambulatorial Judicial (Nufaj)”, afirma.

 

Programa

 

Funciona assim: o paciente com cadastro atualizado na farmácia telefona para o número 3029-8080, das 8h às 18h, para agendar o recebimento dos remédios em casa. Só pode receber o remédio o próprio paciente ou um representante legal, que também deve estar cadastrado na farmácia.

 

Para a autônoma Adriana Leal, 47 anos, portadora de uma doença crônica, a entrega de medicamento em casa facilita muito a vida de quem precisa buscar os remédios na Farmácia de Alto Custo.

 

“Como decidiram mudar a forma de entrega de uma hora para outra, a primeira data que marcaram para trazerem os medicamentos não deu certo. Mas, liguei novamente, reagendaram a entrega e recebi tudo no dia certinho. Isso facilitou demais, porque evitou que diversos grupos de risco fossem expostos”, explica.

 

Na opinião dela, as entregas de medicamentos de alto risco em casa deveriam ser mantidas, mesmo após a pandemia, já que evitam filas. Antes, como moradora de Samambaia e sendo atendida na Farmácia de Alto Custo de Ceilândia, ela gastava uma manhã inteira para buscar seus remédios.

 

Entregas

 

Devido algumas dificuldades no processo inicial, visando sempre a segurança do paciente e um serviço eficaz, o BRB comunicou a contratação de uma empresa transportadora para continuar as entregas, com expertise no quesito entrega de medicamentos e outros insumos para saúde, no Distrito Federal e Entorno.

 

*  Com informações da Secretaria de Saúde

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