Portal COVID 19

Principal Atualizado em 7/06/20 - 17h42

Recicléverton: a saga do herói da reciclagem continua

Para ressaltar a importância da coleta seletiva no DF, personagem do SLU produz vídeos com vários ritmos musicais 

 

7/6/20  10:18 ANA LUÍZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

Se você perdeu o SLUFlix, saga do personagem do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que tenta conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo do Distrito Federal, não se preocupe. O Recicléverton produziu dez vídeos com diversos ritmos musicais que ressaltam a importância da reciclagem na capital.

 

As aventuras do super-herói acontecem, em sua maioria, dentro de casa, devido à pandemia do novo coronavírus. Papel, metal, plástico, entre outros elementos, se misturam com forró, funk, heavy metal, rap, reggae, rock e sertanejo, criando sons e poesias. “A situação atual dificultou um pouco a captação de imagem nas ruas, mas montei um miniestúdio em casa para fazer as filmagens”, conta Jonathan Silva, intérprete de Recicléverton.

 

O ator, músico e videomaker ressalta que, principalmente por causa da Covid-19, é importante reforçar o descarte correto de resíduos possivelmente contaminados. “Temos que ter cuidado não só com a gente, mas com os garis e catadores”, destaca Jonathan, que também é formado em cinema e mídias digitais.

 

Equipe de criação

 

A criação do roteiro fica por conta de Jonathan e de seu colega de trabalho da assessoria do SLU, o estudante de audiovisual da Universidade de Brasília (UnB) Layo Stambassi. “Crio o ritmo musical e a letra inicial com o estagiário”, conta. “Algumas vezes, há necessidade de fazer pesquisas sobre os temas que vamos abordar”.

 

Responsável pela supervisão do trabalho, o coordenador de produção digital Adriano Wambier lembra que a ideia dos vídeos musicais tem o objetivo de alcançar seguidores jovens. “Após estudos, percebemos que o nosso público é mais velho”, explica. “Para conquistar outras pessoas, investimos em filmagens mais curtas, leves e humorísticas”.

 

Os vídeos duram entre dois e três minutos. A meta, de acordo com Wambier, é continuar lançando filmagens que informem a população sobre a coleta seletiva do GDF, precisou ser interrompida devido ao coronavírus. Este mês, o governo local autorizou a retomada das atividades, desde que as empresas e cooperativas apresentem um plano de segurança.

 

As filmagens são publicadas uma vez por mês ou a cada 15 dias. A divulgação das produções é feita pelas redes sociais do SLU: Facebook e Instagram. Para conferir outros vídeos do SLU, acesse o canal do YouTube.

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br