Portal COVID 19

Principal Atualizado em 9/06/20 - 16h00

Saúde já fez mais de 167 mil testes rápidos para Covid-19 por drive-thru

A doença foi confirmada em 6.708 brasilienses por meio da ação

 

9/6/20  14:27 AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

 

A testagem em massa na população do Distrito Federal continua sendo feita pela Secretaria de Saúde para detectar casos de coronavírus. Nessa segunda-feira (8), os dez pontos de drive-thru montados em dez regiões administrativas receberam 7.294 brasilienses que fizeram o teste rápido para a Covid-19. A doença foi confirmada em 607 pessoas. Ao somar todos os dias da ação, que começou em 21 de abril, 167.228 testes foram aplicados com 6.708 confirmações.

 

As duas unidades que mais registraram a doença, na ação desta segunda-feira, foram os postos do Paranoá (que também recebe os moradores de São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul), com 154 infecções confirmadas, e do Gama (que também testa quem mora em Santa Maria), que confirmou o vírus em 85 cidadãos. O posto instalado em Samambaia (para moradores da região e do Recanto das Emas) confirmou 78 novos casos de coronavírus.

 

Os menores registros foram nos pontos em Brazlândia, com 24 positivos, no Riacho Fundo I (para moradores da região e do Riacho Fundo II), que registrou 33 casos confirmados, e no estacionamento do Parque da Cidade (para moradores do da Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste), com 34 testes positivos.

 

A Secretaria de Saúde lembra que o teste é indicado para pessoas sintomáticas e que a realização do exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

 

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

BALANÇO DA TESTAGEM POR DRIVE-THRU

 

A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para fazer o teste é necessário um cadastro no site testa.df.gov.br. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside. O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página da Testagem em Massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

 

Os brasilienses que chegarem aos pontos de testagem com sintomas mais agravados têm a possibilidade de fazer o teste swab – quando coleta-se material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. Nesse caso, o resultado sai em até 48 horas.

 

Leia também

 

Mais de 23,5 mil pessoas já passaram pela testagem itinerante

  

Saúde chega à marca de 134 mil testes rápidos para a Covid-19, por drive-thru

  

Mais de 140 mil já fizeram testes rápidos para a Covid-19

  

Quase 26 mil brasilienses de áreas vulneráveis fizeram o teste para a Covid-19

 

Em circunstâncias mais graves, o paciente já pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. A Secretaria de Saúde frisa que todos os casos confirmados devem ser notificados.

 

A pasta destaca que os brasilienses que apresentam sintomas da doença causada pelo coronavírus, e que não residem nas áreas de cobertura dos drives, devem procurar as unidades básicas de saúde. As 172 unidades oferecem atendimento para sintomáticos da Covid-19. Em 79 unidades a testagem foi intensificada.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br