Principal Atualizado em 10/06/20 - 9h44

Administração interdita PECs no Plano Piloto

Operação segue nesta quarta-feira (10), em conformidade ao empenho do GDF no reforço às medidas de proteção contra o coronavírus

10/6/20  9:26 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

Com o foco em evitar aglomerações num período em que é vital o isolamento social como forma de prevenção contra o coronavírus, a Administração Regional do Plano Piloto fez uma grande operação para interditar os pontos de encontro comunitários (PECs). Esses espaços públicos reúnem equipamentos destinados à prática de musculação, alongamento e ginástica. O trabalho contemplou as asas Sul e Norte e o Noroeste.

A medida cumpre determinação do Decreto nº 40.853, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). “Enquanto não tivermos total segurança de como lidar com o vírus, é melhor evitar o uso de locais de potencial contaminação”, ressalta a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. “Os equipamentos públicos de ginástica/musculação não devem ser utilizados.”

A ação, deflagrada na terça-feira (9), foi bem-recebida pelos moradores das imediações dos PECs. “Desde março, com o início da pandemia, temos essa parceria com as lideranças comunitárias recomendando e apoiando a interdição desses equipamentos”, conta a assessora de planejamento da Administração do Plano Piloto, Jeanine Woycicki. Segundo ela, várias pessoas foram às janelas aplaudir o trabalho das equipes.

População aprova

A prefeita da 210 Norte, Maria Goreti, acompanhou de perto os trabalhos. “Eu agradeço a presença de vocês aqui no parquinho”, disse. “No início da pandemia, a comunidade da quadra tinha essa preocupação. Após a circular da administração recomendando o bloqueio dos equipamentos públicos, fechamos o parque e fizemos uma faixa educativa”.

Na 202 Sul, a medida também é aprovada pelos moradores desde o início. “Colocamos uma placa fazendo referência ao decreto e à circular da administração”, reata a prefeita da quadra, Maria de Lourdes Baldez Américo. A prefeitura também fez a divulgação da medida no Instagram.

“Acho muito importante essa atitude do governador e da Administração do Plano Piloto de conscientizar a população, porque ainda não passamos pelo pico da pandemia, então é fundamental todo cuidado”, destaca o presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, José Daldegan.

Trabalho conjunto

Igualmente no Noroeste, a ação foi bem-recebida pela comunidade. “A medida é de extrema relevância, porque agora dá embasamento concreto para cobrarmos a não utilização desses espaços durante a pandemia”, avalia o presidente da Associação de Moradores do Noroeste, Antônio Netto. “Infelizmente, algumas pessoas ainda não entenderam a importância do distanciamento social nesse momento tão crítico”.

Na Asa Norte e no Noroeste, os trabalhos tiveram apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, enquanto o 1º Batalhão acompanhou as ações na Asa Sul. Para esta quarta-feira (10), estão previstas ações de bloqueio de PECs na Vila Telebrasília e na Vila Planalto, bem como a finalização dos trabalhos nas asas Sul e Norte.

Com informações da Administração Regional do Plano Piloto