Portal COVID 19

Principal Atualizado em 10/06/20 - 8h06

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será realizado este ano

Em razão da pandemia, evento terá caráter híbrido, com filmes exibidos em plataformas virtuais e no cine Drive-in

 

9/6/20  19:28 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ISABEL DE AGOSTINI

 

Os recursos necessários à realização da 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro este ano foram garantidos pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ao comunicar, nesta terça-feira (9), a decisão ao secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

 

Em respeito às normas de segurança sanitária necessárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o festival terá um caráter “híbrido”, com exibições simultâneas no cine Drive-in e em plataformas virtuais.

 

“O custo do Festival será reduzido e não impactará o esforço do governo em salvar vidas”, afirmou o secretário, ao agradecer a sensibilidade demonstrada pelo governador em não interromper a sequência do evento mais tradicional do gênero em todo o país.

 

O secretário destacou ainda sua importância não apenas para o segmento audiovisual da cidade, na medida em que gera oportunidades de negócios novos projetos, bem como para a cultura de todo o país. Criado em 1965, o Festival só foi interrompido nos anos de chumbo da ditadura militar (1972, 73 e 74) em razão da censura que lhe foi imposta. “A realização agora representa uma reação em favor da vida e também uma celebração à democracia”, disse Bartolomeu Rodrigues.

 

Ainda não foi definida uma data, que está sob avaliação de um Grupo de Trabalho designado pelo secretário no âmbito da Secec apresentar propostas nos próximos dias.

 

* Com informações Secretaria de Cultura

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br