Portal COVID 19

Principal Atualizado em 16/06/20 - 15h21

Empreendedorismo: atendimento do Simplifica PJ por telefone e e-mail

Programa, da Secretaria de Empreendedorismo, quer desburocratizar e facilitar a vida de quem deseja abrir ou ampliar o próprio negócio

 

16/6/20  11:58   AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

A Secretaria de Empreendedorismo (Semp) – diante das restrições de atendimento presencial, impostas pela pandemia mundial da Covid-19 –  mantém o atendimento do Programa Simplifica PJ por e-mail, telefone e vídeos conferências. O objetivo da Unidade de Apoio ao Empreendedor, da Semp, responsável por atender às demandas deste programa, é que nenhum negócio seja ainda mais afetado neste período por questões burocráticas.

 

Com o Simplifica PJ, a secretaria orienta micro, pequenos e médios empresários quanto à formalização e à abertura de empresas; informa sobre a viabilidade de localização e a licença de funcionamento do negócio; além de ajudar os empreendedores na articulação com órgãos de governo para simplificar os processos exigidos.

 

O interessado ainda pode contar, por meio do programa, com assessoria contábil; cursos de qualificação e ter acesso a créditos financeiros. Só no ano passado, o Simplifica PJ realizou mais de 14 mil atendimentos e ofereceu mais de mil cursos, eventos e treinamentos. A meta da Secretaria de Empreendedorismo é realizar mais de 15 mil atendimentos em 2021 e mais de 18 mil em 2022; além de realizar mais de 1,2 mil cursos e treinamentos por ano.

 

“Nosso objetivo é consolidar e ampliar o modelo adotado pelo Programa Simplifica PJ para outras unidades no Distrito Federal, aproximando a prestação dos serviços àqueles que dele demandam, de forma articulada e integrada, aos órgãos distritais, federais e do terceiro setor”, afirma Márcio Faria, secretário executivo da Semp.

O Simplifica PJ foi criado em 2017 para desburocratizar o atendimento ao empreendedor, visando a celeridade e eficiência na abertura dos negócios que irão fomentar a economia do Distrito Federal, com geração de empregos e renda.

 

Para evitar que o empresário tenha que ir a cada órgão específico e cumprir todas as exigências legais de abertura ou ampliação de sua empresa, o programa reuniu em um mesmo lugar representantes de 14 instituições, entre órgãos de governo, instituições financeiras, conselhos profissionais, além do Sebrae-DF e Senac.

 

Por causa da pandemia, e consequente isolamento social, a Unidade do  Simplifica PJ em Taguatinga está de portas fechadas, mas o atendimento ao público é realizado por e-mail (simplifica.pj@semp.df.gov.br e simplificapj@gmail.com);  pelos telefones 99181-8443 e 99119-3631 e também por videoconferências.

As demandas serão monitoradas pela Unidade de Apoio ao Empreendedor, da Secretaria de Empreendedorismo do DF, e encaminhadas aos órgãos específicos quando necessário.

 

* Com informações da Secretaria de Empreendedorismo

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br