Principal Atualizado em 16/06/20 - 15h22

Servidores do Samu recebem mensagens de apoio

Elaborado pela comunidade acadêmica da UnB, projeto Cartas Solidárias incentiva profissionais da saúde

16/6/20  12:13   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

O alerta é claro: “Cuidado com o coronavíus! Eu não quero que vocês fiquem doentes!”. E quem dá o recado para os heróis da saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é o pequeno Pedro Henrique Campos, de 6 anos. A mensagem chegou juntamente com outras enviadas aos socorristas do Samu, por meio do projeto Cartas Solidárias, desenvolvido pela comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) para homenagear e motivar os profissionais de saúde do DF.

Na carta, Pedro conta como nasceu, “antes da hora”, e precisou ficar em uma “caixinha de vidro no hospital”, mas graças ao trabalho de médicos e enfermeiros, que lhe deram um “arzinho”, ele pôde ir para casa e crescer. Agora, sabendo que os profissionais da saúde estão tendo de ir para a rua durante a pandemia do novo coronavírus, Pedro quis se solidarizar e escreveu: “Vocês não precisam ficar com medo. Tudo vai ficar bem um dia”.

Reconhecimento ao trabalho

A carta de Pedro Henrique foi entregue pelos membros do Cartas Solidárias na segunda-feira (15). O projeto é uma ação que busca levar o reconhecimento da comunidade universitária aos profissionais da linha de frente da saúde pública, que são os mais expostos ao contágio durante esse período de pandemia.

“É uma forma de fomentar a saúde mental e também promover um acolhimento aos profissionais de saúde”, resume a professora do curso de ciências naturais Juliana Eugênia Caixeta, que coordenou a ação no Samu. Os servidores receberam 74 cartas de alunos e professores,  dos colaboradores, estudantes egressos e familiares.

O diretor do Samu, Alexandre Garcia, conta que as mensagens emocionaram muitos destinatários. “É muito motivador para nós”, destaca. “Temos visto várias homenagens na comunidade, algumas cestas básicas sendo distribuídas, e é um alento, um gás a mais”.

Ajude a incentivar

O projeto Cartas Solidárias já promoveu outras ações semelhantes para os servidores da saúde do DF. No início deste mês, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu várias mensagens endereçadas aos profissionais que tratam dos pacientes de Covid-19.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) também já foram contemplados com cartas do grupo. Qualquer pessoa pode enviar a sua mensagem de agradecimento aos médicos, enfermeiros, condutores e demais servidores da saúde. Basta encaminhar o texto ao e-mail promo.prev2020@gmai.com.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)