Portal COVID 19

Principal Atualizado em 17/06/20 - 16h42

Servidores da UBS 2 de Santa Maria inovam e criam estações de higienização

Equipamentos da tenda de atendimento para Covid-19 foram confeccionados com canos, papel filme e plástico

 

17/6/20  16:26   AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ISABEL DE AGOSTINI

 

Servidores da UBS 2 de Santa Maria usaram a criatividade para equipar o local que funciona para atender pacientes suspeitos de Covid-19. Na tenda são feitos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios de Santa Maria Norte e pessoas encaminhados por outras unidades de saúde para testagem ou coleta de swab, exame feito com cotonete. Os equipamentos foram feitos com canos soldáveis e alguns materiais de higiene pessoal, com isso foram criadas estações de proteção, lavagem e desinfecção para os profissionais de saúde que atendem no espaço.

 

O acionamento dos dispensers de álcool em gel e sabonete pode ser feito com os pés, sem risco de contaminação. Foi criada também uma espécie de cuba de proteção para os dentistas que prestam atendimento na tenda. Os aparelhos foram montados por um vigilante da unidade.

A demanda surgiu dos médicos e enfermeiros que prestam atendimento aos moradores de Santa Maria. “Essas tendas geralmente não possuem um local para lavar as mãos, daí os servidores tiveram essa ideia e viabilizaram a compra dos equipamentos”, explica Carla Abreu, enfermeira da unidade.

 

Além da criatividade, a união e a solidariedade também foi um dos motores desta ação dos servidores, como explica o supervisor da UBS 2 de Santa Maria, Wendel José. “Todos os materiais que nós usamos fomos nós, os servidores da unidade, que juntamos, fizemos uma vaquinha e compramos os materiais e os equipamentos”, relata Wendel.

 

*Com informações Agência Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br