Portal COVID 19

Principal Atualizado em 23/06/20 - 10h24

Cenário Covid-19: índice monitora dia a dia a evolução da pandemia

Indicador da Codeplan destaca a situação real do contágio de coronavírus frente à capacidade de atendimento dos hospitais

 

22/6/20  20:08 HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS

 

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), lançou nesta segunda-feira (22) o Cenário Covi-19 (CC-DF). O índice, apresentado em gráficos e variação de cores, retrata a evolução da pandemia e a velocidade da proliferação da doença frente à capacidade de atendimento do sistema de saúde da capital. A divulgação será diária, sempre às 19h.

 

Baseado em experiências de outros estados e países que também enfrentam a pandemia do novo coronavírus, o novo índice é mais uma ferramenta do GDF para levar à população os dados atualizados sobre a situação da doença no DF.

 

“Nosso quadro visa monitorar a rede e facilitar a comunicação e o acesso à informação, sem relação automática às tomadas de decisão do governo”, explicou o presidente da Codeplan, Jean Lima.

 

Serão consideradas seis variantes no cálculo diário do índice Cenário Covid-19: o número médio de óbitos por Covid-19 nos últimos sete dias, comparado ao mesmo número médio dos outros sete anteriores; o número médio de pacientes confirmados em leitos públicos de enfermaria nos últimos sete dias, comparado à mesma média dos outros sete dias anteriores; e a equiparação das internações em leitos públicos de UTI dos últimos sete dias com os outros sete dias da semana anterior. Esses três indicadores terão peso 1 no cálculo do índice.

 

Com peso 2 na contagem entrarão o total de casos ativos da doença até o último dia da publicação, em comparação aos recuperados nos últimos 14 dias; e o número de leitos públicos de enfermaria ocupados no último dia para atender pacientes com Covid-19, comparado ao número total de leitos disponíveis no DF para atender os casos.

 

Já o número de leitos públicos de UTI ocupados em comparação ao número de leitos total de UTI para esses pacientes no DF tem peso 3 no cálculo do Cenário Covid-19.

 

“Nosso balizador para tomadas de decisões do governador Ibaneis Rocha, como aperto ou relaxamento nas medidas de prevenção e controle do contágio da doença, continua sendo as internações e ocupação em leitos de UTIs”, esclarece o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, Eduardo Hage.

 

O que indicam as cores

 

A escala de indicadores vai de zero a 10 e da cor azul à vermelha, passando, na ordem crescente, pelas cores verde, amarela e laranja.

 

A cor azul, com índice registrado em zero, indica que a pandemia está controlada e com alta capacidade de resolução. O verde, de 0,1 a 4,0, mostra que o avanço da pandemia apresenta crescimento e a capacidade de atendimento é pressionada. De 4,1 a 7,0 – faixa representada pela cor amarela – aponta que o avanço da pandemia apresenta crescimento moderado e a capacidade de atendimento está bem pressionada.

 

A cor laranja revela que o índice do CC-DF ultrapassou os 7,1 até os 9,0, e que o avanço da pandemia apresenta crescimento acelerado, com capacidade de atendimento muito pressionada. O nível vermelho, entre 9,1 e 10, é o mais grave e indica que a pandemia apresenta crescimento descontrolado, com a capacidade de atendimento muito próxima da saturação.

 

Leia também

 

DF tem a menor taxa de letalidade por Covid-19 do país

  

Medidas adotadas pelo GDF evitaram 7,1 mil óbitos por Covid-19

  

Veja a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

 

O primeiro levantamento do Cenário Covid-19 DF (CC-DF) apresentado mostra que, em 14 de junho, o indicador chegou a 7,2, interpretado pela cor laranja. Nos dias posteriores, houve variação entre 6,4 e 5,3 – índice registrado nesta segunda-feira (22) – caindo para a amarela.

 

“Esse é mais um indicador pelo qual o GDF mostra transparência na apresentação de dados, mas é importante que a população também faça a sua parte adotando as medidas orientadas de contenção do contágio da doença”, ressalta o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Tavares.

 

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde revela, diariamente, o número de infectados pelo novo coronavírus, o número de óbitos, os casos por região administrativa e as características dos pacientes. A expectativa é de que os índices do Cenário Covid-19 passem, em breve, a ser apresentados também por região administrativa.

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br