Portal COVID 19

Principal Atualizado em 23/06/20 - 8h59

Mais de 200 feirantes sintomáticos fizeram testes da Covid-19

Seis resultados deram positivo para o coronavírus

 

22/6/20  19:08 AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

A nova modalidade de testagem para a Covid-19, com foco nos feirantes e produtores rurais, iniciou oficialmente nesta segunda-feira (22) pelas feiras de Ceilândia e do Núcleo Bandeirante.

 

Contudo, antes delas, as de Vicente Pires e Cruzeiro também foram visitadas na última semana, resultando até o momento em 213 feirantes encaminhados para fazer o teste da doença nas unidades básicas de saúde (UBS), com seis resultados positivos para a doença.

 

O objetivo da ação é avaliar esses trabalhadores que têm contato direto com uma parcela da população para diagnosticar casos da Covid-19 na fase inicial.

 

É focado nos feirantes que tem algum sinal, sintoma ou histórico de contato prévio com a doença. Com isso, o tratamento pode ser iniciado de forma precoce e, também, evitar que algum feirante ou produtor esteja transmitindo a doença para as pessoas que frequentam as feiras.

 

“Vimos que a aceitação tem sido boa por parte dos feirantes. Temos levado a triagem até as feiras, e os que têm sintomas ou suspeita da doença são levados para fazer a testagem nas UBSs mais próximas. Assim, evitamos que o vírus seja transmitido aos usuários da feira”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.

 

Na Feira do Produtor da Ceilândia, 72 pessoas foram triadas pelas Equipes de Saúde da Família, sendo 27 encaminhadas para fazer o teste nas UBS, com dois resultados positivos. Esse foi o primeiro dia da iniciativa no local, que também receberá os profissionais de saúde amanhã (23) e sexta-feira (26), pois Ceilândia é a região com mais casos da Covid-19 no DF.

 

Já no Núcleo Bandeirante, nenhum feirante precisou ser encaminhado, pois eles não eram sintomáticos. Ainda assim, 80 deles foram orientados pelas equipes de saúde a procurar uma UBS mais próxima caso venham a ter sintomas, podendo fazer os testes nas unidades de referência.

 

Até o momento, a maior quantidade de encaminhamentos ocorreu na Feira do Produtor de Vicente Pires, que contabilizou 175 pessoas levadas para fazer os testes nas unidades básicas de saúde, quatro delas com resultado positivo. O dia escolhido para a ação foi no último sábado (20), por ser o de maior fluxo no local.

 

A ação começou de forma piloto na quinta-feira (18), na Feira Permanente do Cruzeiro. Foram avaliados 11 trabalhadores com sintomas da Covid-19. Eles foram encaminhados para a UBS e, em nenhum exame, o resultado foi positivo.

 

As equipes de Saúde da Família coletam informações e avaliam cada um dos trabalhadores e produtores rurais. Serão coletados dados como histórico de contato com algum infectado. A testagem não ocorre na própria feira para evitar aglomeração.

 

Cronograma

 

Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde, confira as próximas feiras que serão visitadas pelas Equipes de Saúde da Família:

 

– Feira Permanente de Sobradinho II: 23 de junho;

 

– Feira Permanente da QNL (Taguatinga): 24 de junho;

 

– Feira do Produtor da Ceilândia: 23 e 26 de junho;

 

– Feira Permanente do Gama: 25 e 26 de junho.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br