Portal COVID 19

Principal Atualizado em 28/06/20 - 19h42

Servidores do Complexo Regulador em Saúde fazem teste para Covid-19

Equipes do Samu, Central de Transplantes, diretorias de Atenção Ambulatorial, Hospitalar e Administrativa fazem parte deste grupo

 

27/6/20  14:42 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ISABEL DE AGOSTINI

 

Foi realizada no Parque de Apoio a segunda etapa da testagem para Covid-19 nos servidores do Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal (CRDF). Incluem-se nesse grupo os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Central Estadual de Transplantes (CET) e das diretorias de Atenção Ambulatorial, Hospitalar e Administrativa. Ao todo, 760 testes foram disponibilizados das 7h até às 19h.

 

Diferente da técnica de coleta utilizada na primeira etapa, que necessitou apenas de uma gota de sangue, os testes utilizados neste momento usaram o plasma sanguíneo, que será centrifugado em equipamento específico na Central de Transplantes, para ter a melhor acurácia do teste. Por ser um processo mais complexo, os servidores receberão os resultados, via e-mail, em até 48 horas.

 

“Os servidores que atuam direta ou indiretamente no combate ao Covid-19 são o público alvo. É extremamente necessário testá-los, para que mesmo assintomáticos sejam acompanhados pelas equipes responsáveis precocemente”, informou o diretor do Samu, Alexandre Garcia.

 

De acordo com o diretor, cerca de 650 servidores do Complexo Regulador testados são do Samu. “A expectativa é fazermos em todos eles, uma vez que há uma determinação que impõe essa testagem nos profissionais que tem contato com pacientes suspeitos e confirmados com a doença. Nessa etapa, o pessoal da área administrativa também realizou o teste”, ressaltou.

 

Para fazerem os testes os servidores se cadastraram no FormSUS, sistema colocado à disposição de instituições e universidades para aplicações de interesse público. Os casos positivos já entram no acompanhamento do Núcleo de Higiene e Saúde do Trabalhador e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Complexo Regulador.

 

Os servidores acometidos pela Covid-19, além da teleconsulta médica, passam também por acompanhamento psicológico na modalidade de teleatendimento durante todo o período do isolamento obrigatório.

 

Na primeira etapa da testagem para detectar Covid-19, realizada em 5 de maio, 421 servidores do CRDF fizeram os testes, sendo 400 deles do Samu. Nenhum resultado foi positivo.

 

* Com informações Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br