Principal Atualizado em 2/07/20 - 14h33

Residentes da área médica participam de curso on-line

Iges-DF promove palestras virtuais para reforçar orientações sobre vivência multiprofissional durante a pandemia

2/7/20  12:10   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

Profissionais de saúde participaram, na quarta-feira (1º), no Hospital de base, de um evento on-line promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Participaram, como palestrantes, o infectologista Julival Ribeiro, a farmacêutica Mara Luisa de Oliveira, a nutricionista Ana Luísa Falcomer, a fisioterapeuta Katryne Holanda e a enfermeira Marcela Volarim.

Com o tema “A Vivência Multiprofissional na Covid-19”, o curso teve como objetivo compartilhar evidências e experiências do manejo em pacientes com o novo coronavírus. Muitas dúvidas do atual cenário intra-hospitalar foram respondidas durante a webinar (videoconferência).

Sob a supervisão dos tutores do Programa Multiprofissional em Urgência e Emergência, do Centro de Inovação, Ensino e Pesquisa (Ciep) do Iges-DF, o roteiro foi elaborado pelos 28 alunos da residência médica no Instituto, como parte da grade de ensino do curso.

Alternativa de aprendizagem

“As aulas on-line foram uma solução nesse período de pandemia, pois os alunos precisam cumprir 60 horas semestrais, sendo 48 de prática e 12 de teórica”, explica a coordenadora do programa, Maíra Silveira Coelho.

“O ensino e a pesquisa fazem parte dos princípios que regem o instituto”, pontua o diretor-presidente da instituição, Sergio Costa. “E, mesmo nesse momento de pandemia que estamos atravessando, todos os nossos esforços são para que nenhuma área fique descoberta. Temos conseguido graças ao empenho de todos.”

Todos os residentes participam do Brasil Conta Comigo, programa do Ministério da Saúde que oferece uma bonificação como incentivo para os profissionais de saúde atuarem no combate a pandemia.

Residente em oncologia farmacêutica, Weversom Alves dos Reis elogia a iniciativa, que permitiu aos demais acadêmicos prosseguirem na residência sem perder o conteúdo. “Já produzimos cinco artigos que estão em análise para publicação em revistas científicas, organizamos essa webinar e continuamos a nos atualizar”, conta.

* Com informações do Iges-DF