Portal COVID 19

Principal Atualizado em 2/07/20 - 14h35

Tendas do HRL atenderam mais de 2,4 mil pacientes com suspeita de Covid-19

Serviço está disponível à população todos os dias, das 7h à meia-noite

 

2/7/20  12:31   AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

 

Em 40 dias de funcionamento, 2.420 pacientes suspeitos de terem Covid-19 foram atendidos nas quatro tendas montadas em frente à enfermaria do Hospital da Região Leste (HRL), antigo Hospital Regional do Paranoá. As estruturas são voltadas às pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado.

 

Nesse período, contando os atendimentos nas tendas, no centro obstétrico e nos prontos-socorros do HRL, foram confirmados 97 casos positivos na população. Os testes feitos no hospital para detecção de coronavírus são do tipo RT-PCR (swab nasal). O método é o mais recomendável nos pacientes entre o terceiro e sétimo dia de sintomas semelhantes aos da Covid-19. Os exames são levados para análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 

Enquanto isso, as tendas continuam atendendo os pacientes que vêm do Paranoá, São Sebastião, Mangueiral, Lago Sul, Jardim Botânico e Itapoã. O serviço está disponível à população todos os dias, das 7h à meia-noite.

 

Leia também

 

HRL reestrutura Sala Vermelha e amplia número de leitos  

 

Tendas no HRL atendem mais de 100 pacientes suspeitos de Covid-19

 

HRL recebe aparelho para doenças urológicas e do trato urinário

 

As tendas foram levantadas em 22 de maio e tornaram-se necessárias para diminuir o risco de disseminação do coronavírus entre os pacientes do hospital e servidores. Ao mesmo tempo em que organizam os fluxos de atendimentos e beneficiam a população.

 

Os pacientes que precisam ser internados vão para a parte interna do hospital, em salas de isolamento respiratório reservadas para a Covid-19 no pronto-socorro. A medida é necessária para manter em segurança os pacientes com hipótese diagnóstica da doença, que aguardam transferência para os hospitais de referência.

 

Manutenção

 

O pronto-socorro do Hospital da Região Leste vem passando constantemente por manutenção predial. Recentemente, recebeu dez respiradores (ventiladores pulmonares) para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes com suspeita da Covid-19.

 

“Para isso, um espaço no pronto-socorro do hospital foi adequado para receber 10 leitos de cuidados intermediários de enfermaria com suporte ventilatório”, informou o diretor do HRL, João Marcos Meneses.

A iniciativa foi possível após a Secretaria de Saúde receber 150 respiradores do Ministério da Saúde para melhorar a estrutura dos hospitais públicos do Distrito Federal.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br