Portal COVID 19

Principal Atualizado em 6/07/20 - 14h06

Bancos de Leite: aumentam doações em junho

Mesmo com a pandemia do coronavírus, mães brasilienses ofereceram 254 litros a mais do que foi arrecadado em maio

 

6/7/20  13:41   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: RENATO FERRAZ

 

Os Bancos de Leite Humano (BLHs) do Distrito Federal fecharam junho com 318,3 litros a mais do que foi arrecadado em maio, mês em que foram compartilhados 1.917,1 litros. A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Mirian Santos, comemorou. “A gente começou 2020 com um déficit de 30% e logo depois veio a pandemia”, comenta.

 

Além do aumento nas doações de leite materno, os BLHs também registraram 555 novas doadoras. “Um pote de leite alimenta até 10 crianças”, lembra Miriam, agradecendo aos funcionários, ao corpo de bombeiros – que é responsável pela coleta – e, principalmente, às doadoras.

 

O mês de julho também trouxe uma nova fase da campanha permanente de arrecadação de potes de vidro para o armazenamento do leite. Pontos de coleta serão instalados nos hospitais da rede de saúde que possuam maternidade para que a população possa fazer sua doação.

 

Apenas potes de vidro com a tampa plástica poderão ser utilizados: para ser pasteurizado, o leite precisa ser aquecido a 62,5º por 30 minutos. Os recipientes plásticos não suportam este aquecimento. Recomenda-se também o pote de café solúvel, ou algum no mesmo modelo, para melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido a sua boca mais larga.

 

Potes com o fechamento a vácuo, como os de azeitona ou extrato de tomate, também não poderão ser utilizados. O motivo: além do fechamento inadequado, a tampa de metal pode contaminar o leite.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br