Principal Atualizado em 6/07/20 - 8h04

Hospital de Campanha já deu alta a 400 pacientes

Nesta sexta-feira (3), mais nove pessoas curadas da Covid-19 voltaram para casa

3/7/20  20:18 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

Em pouco mais de um mês em operação, 400 pacientes foram internados e receberam alta do Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha após vencer a Covid-19. A estrutura hospitalar, que conta com 197 leitos, foi montada emergencialmente no estádio e começou a funcionar no dia 22 de maio.

A cada dia, novas histórias e vitórias são contadas no Mané. Nesta sexta-feira (3), nove pacientes deixaram a unidade e voltaram para seus respectivos lares. Eles estão entre os 43.322 recuperados da doença no Distrito Federal e puderam matar a saudade da família após passarem alguns dias sob os cuidados da equipe multidisciplinar.

Mais 15 pacientes chegam ao hospital do Mané Garrincha

Pacientes recebem alta do hospital de campanha do Mané Garrincha

Hospital de Campanha do Mané Garrincha recebe 143 monitores

Com lágrimas nos olhos, Joseimar do Nascimento, 66 anos, deixou o hospital agradecido por ter vencido o novo coronavírus e também a dengue. “Se cuidem sempre! Porque eu estava me cuidando e não sei o que aconteceu. Se cuidar é o mais importante, dinheiro a gente ganha depois”, recomenda. Emocionado, ele ainda declarou: “Estou ‘doido’ para voltar para casa e ficar com a minha família”.

Quem também deixou as instalações do hospital provisório foi Edivaldo Araújo, 34 anos. “Foi uma luta vencida a cada dia. É uma doença que ninguém sabe ainda a cura. Estou feliz em estar curado e ir para casa”, afirmou.

Televisitas

Para quem ainda não está curado e precisa permanecer por mais algum tempo internado, o Hospital de Campanha disponibiliza a televisita, meio que utiliza videochamadas para humanizar o atendimento e reduzir a saudade de quem não pode estar por perto.

Dois contêineres foram instalados no estacionamento da unidade, onde familiares e amigos dos pacientes podem agendar uma televisita. O trabalho é supervisionado pela equipe de assistência social e o agendamento pode ser feito pela internet.

Para Renata Vitoriano, coordenadora multidisciplinar do hospital, o fato de a unidade ser um hospital de portas fechadas, onde o paciente entra e deixa de ter contato com o lado externo até ter alta, exige um cuidado especial. “A maior importância é manter o elo familiar do paciente. Com as televisitas, nós conseguimos aproximar o paciente do seu familiar e a gente sabe que isso traz inúmeros benefícios, tanto na recuperação como na informação à família”, afirma.

*Com informações da Secretaria de Saúde