Principal Atualizado em 14/07/20 - 17h09

Paciente que venceu Covid-19 no HRSM agradece a profissionais de saúde

Fausto Oliveira fez uma carta e entregou bombons em homenagens aos trabalhadores que cuidaram dele

14/7/20  16:40   AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

Com uma plaquinha com a inscrição “Venci a Covid-19”, Fausto Oliveira, 35 anos, despediu-se da equipe de profissionais do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), onde ficou internado por 17 dias na UTI. Em um gesto de agradecimento, ele fez questão de entregar uma carta e bombons com mensagens escritas à mão.

“Fui muito bem cuidado pelos profissionais de saúde. Eles são muito competentes e não desistiram de mim. Eu só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros, técnicos, psicologia, pessoal da limpeza. Graças a Deus eles estão aqui para cuidar de nós “, disse o paciente.

Ele conta que buscou auxílio médico após acordar de madrugada com 39 graus de febre.  “Fui para a UPA do Núcleo Bandeirante, fui transferido para o Hospital Regional da Asa Norte e, em razão da minha saturação muito baixa, o médico informou que eu precisaria ser intubado. Então, fui encaminhado para o Hospital de Santa Maria”, disse. Fausto lembra que, quando acordou, depois de vários dias na UTI do HRSM, as psicólogas conversaram com ele. “Elas me acalmaram. Tive uma experiência que não esperava passar nunca na minha vida”, contou.

A responsável pelo Serviço de Psicologia, Lara Borges de Sousa, contou que Fausto pode rever os familiares pelos tablets que estão sendo usados para reaproximar pacientes e parentes, já que eles não podem receber visitas.

“Temos percebido grandes benefícios com essa ação idealizada pela equipe, que está empenhada em proporcionar o bem estar dos pacientes e das famílias. O agradecimento do paciente e da família validam as evidências científicas das intervenções psicológicas em UTIs e reforçam o envolvimento da equipe na execução, com excelência dessas intervenções”, afirmou.