Portal COVID 19

Principal Atualizado em 14/07/20 - 9h50

Servidores da Região de Saúde Centro-Sul ganham ambulatório

Profissionais com síndrome gripal serão acolhidos na Policlínica do Núcleo Bandeirante. Atendimento à população não será alterado

 

13/7/20  18:13 AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

Os servidores com sintomas gripais que atuam na Região de Saúde Centro-Sul poderão ser atendidos na Policlínica do Núcleo Bandeirante. O objetivo é dar celeridade aos processos de afastamento dos servidores com diagnóstico da doença.

 

O consultório foi criado com médicos da região de saúde que trabalham em regime de 40 horas semanais. Para consulta, os profissionais atenderão de forma presencial e por telemedicina. O agendamento poderá ser feito pelo telefone 2017-1145 ramal 8069 ou pelo e-mail: ambulatoriodoservidor@gmail.com.

 

A iniciativa faz parte da ação do Centro de Operações de Emergência (COE) no combate à pandemia. Dentre várias atribuições como a criação de protocolos, existe a linha de atenção ao servidor. Nesta linha de abordagem, devido à Covid-19, os servidores não estão tendo a perícia médica pela Subsaúde, que está atendendo apenas casos específicos.

 

O servidor com a Covid-19 não pode ser atendido presencialmente para avaliação nessa unidade. Dessa forma, os processos são iniciados pelo próprio ambulatório do servidor para a medicina do trabalho da região de saúde. Nesse ato, o profissional já é afastado por oito dias para a realização de exame complementar.

 

“Esse consultório, com atendimento presencial e teleatendimento, é mais um instrumento para garantir segurança aos servidores públicos da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19”, afirma o secretário de Saúde, Francisco Araújo. Ele acrescentou que tudo está sendo feito pelo governo para melhorar o atendimento na rede de saúde pública, seja para a população ou para os servidores quando precisam desse serviço.

 

Para tornar esse processo mais ágil e conseguir ter identificação prematura dos casos, os gestores alinharam tanto o fluxo de pacientes sintomáticos quanto assintomáticos. No ambulatório do servidor, para os casos sintomáticos, os pacientes já são afastados pelo médico, evitando a sua ida e procura ao serviço das unidades básicas ou emergências. Já o fluxo do assintomático, os servidores que realizam o teste de rotina e tem resultado positivo para a doença, ele é atendido no Núcleo de Medicina do Trabalho da região de saúde.

 

Para Flávia Costa, superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, a ação significa otimização dos serviços e humanização em relação ao cuidado com o servidor. “Devido à diminuição dos atendimentos de ambulatórios na pandemia, aproveitamos para alinhar, dentre outros serviços, as horas de profissionais que não estavam em atendimento ao público. Assim, conseguimos otimizar essa carga horária em favor do nosso servidor com atendimento específico para os suspeitos da Covid-19”, disse.

 

A área técnica orienta que aos primeiros sinais da síndrome gripal, o servidor já pode realizar o agendamento na Policlínica do Núcleo Bandeirante para avaliação e realização do teste para a Covid-19.

 

*  Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br