Portal COVID 19

Principal Atualizado em 19/07/20 - 21h30

Comitê de emergência doa 220 kits de roupas para pessoas em situação de rua

Centro Pop de Taguatinga recebeu o material nesta sexta-feira (17)

 

17/7/20  19:06 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS

 

Camisas, calças, meias, lenços. Esses são alguns dos itens que compõem os 220 kits de roupas entregues nesta sexta-feira (17) pelo Comitê de Emergência Covid-19, do Governo do Distrito Federal, ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Taguatinga. Já separadas em kits para homens, mulheres e crianças, as roupas serão doadas aos moradores em situação de rua que são atendidos diariamente na unidade, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O material foi doado pela Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal).

 

Leia também

 

Unidades do Centro Pop abrirão também aos finais de semana

 

Decreto normatiza refeições grátis para população de rua 

 

Em razão da pandemia da Covid-19, o Centro Pop Taguatinga suspendeu as atividades coletivas, mas manteve os atendimentos para a população em situação de rua que frequenta a unidade para guardar pertences, material de higiene pessoal, tomar banho, usar o banheiro e fazer as refeições do dia. No local, usuários também recebem orientação sobre como providenciar documentos pessoais e acessar os benefícios socioassistenciais.

 

Chefe do Centro Pop Taguatinga, Leyland Galletti lembra que a população em situação de rua precisa muito desse tipo de doação. “Por conta da especificidade do público, os moradores em situação de rua perdem muita roupa. Eles não têm muda de roupa. Eles vão trocando com doações mesmo. Às vezes a roupa já está tão ‘maltratada’ que eles jogam fora. Então, é muito útil. Essas doações são essenciais e vieram na hora certa, ainda mais no inverno. À noite, os que não estão em acolhimento sofrem com o clima”, destaca.

 

Segundo Leyland, o Centro Pop, no entanto, faz uma triagem para garantir que todos os usuários sejam beneficiados. “Sempre fazemos um controle entre os usuários para saber quem já recebeu doação, e ninguém ficar sem as roupas”, explica Leyland Galletti.

 

Coube ao Comitê de Emergência Covid-19 separar as roupas e higienizou todos os kits. “Finalizamos na quinta-feira [16] a higienização e a triagem das peças recebidas pelo DF Legal e, no dia seguinte, as doações já estavam no Centro POP. Garantindo, assim, celeridade para quem mais precisa”, destaca a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares.

 

Comitê de Emergência Covid-19

 

Instituído pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto nº 40.559, de 24 de março de 2020, o Comitê de Emergência Covid-19 tem por objetivo a arrecadação de doações para o enfrentamento dos impactos negativos ocasionados pelo novo coronavírus.

 

O grupo é formado por diversas pastas do GDF e por representantes dos seguintes órgãos, instituições e entidades: Controladoria-Geral do Distrito Federal, Banco de Brasília, Fecomércio-DF, Fibra-DF, Fape-DF, CDL-DF, ACDF, Asbraco, Sebrae e Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal (CPPGG).

 

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br