Portal COVID 19

Principal Atualizado em 19/07/20 - 21h46

Fiscais apertam o cerco em Ceilândia e Sol Nascente

Após episódios que resultaram em duas interdições de atividades não essenciais, cidades começam a registrar menos casos de Covid-19

 

19/7/20  15:39 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

A contagem dos casos de infectados pela Covid-19 no Distrito Federal colocou em evidência duas regiões administrativas (RAs): Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. Com cerca de  11 mil casos registrados, os dois locais trouxeram grande preocupação às autoridades, a partir da confirmação de que o desrespeito às normas sanitárias é responsável pelo alto contágio. Essa realidade, porém, começou a mudar.

 

Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol já registram, durante a pandemia, duas ações de decreto de “pré-lockdown”. O termo é usado quando todas as atividades não essenciais são proibidas. E assim foi feito, por meio de decretos publicados entre 8 e 10 de junho e, mais recentemente, no dia 9 deste mês.

 

A força-tarefa de fiscalização vem atuando firme na região. Coordenada pelo DF Legal e pela Vigilância Sanitária, a operação envolve diversos órgãos que vistoriam principalmente o comércio e conferem o uso de máscaras, que é obrigatório. O resultado já traz à tona uma melhora nesse panorama: um índice de crescimento cada vez menor da Covid-19 (12,5%), deixando para trás cidades como Taguatinga (17%) e o Plano Piloto (22%).

 

“A idealização da força-tarefa pelo governador Ibaneis Rocha foi muito positiva e capaz de reduzir os números em Ceilândia e no Sol Nascente/Pôr do Sol”, reforça o secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira. “Hoje o contágio caiu, assim como o isolamento social aumentou por lá.”

 

Flagrantes nas cidades

 

Com cerca de 400 mil habitantes, Ceilândia vinha demonstrando, por parte da população e dos estabelecimentos comerciais, certo descaso em relação às normas de isolamento. Em uma blitz recente na QNM, o próprio secretário do DF Legal flagrou um bar que, com as portas a meia-altura, permitia jogo de sinuca e consumo de bebidas alcoólicas à tarde, em pleno pré-lockdown. O estabelecimento foi multado e interditado.

 

A partir desta segunda-feira (20), com a edição do Decreto nº 40.995/20, as duas cidades saem do pré-lockdown adotado em 9 de julho. Porém, a força-tarefa permanecerá atuando diariamente com equipes na região.

 

Desde 27 de maio, houve 150 interdições, 124 comércios fechados compulsoriamente e 23 autos de infração no valor de R$ 3.628 cada, em Ceilândia e no Sol Nascente/Pôr do Sol. Para ajudar a manter a população fora das margens de contágio, Polícia Militar, Ibram, Detran, DER, Corpo de Bombeiros, Procon e equipes das administrações regionais, entre outros órgãos, mantêm a fiscalização.

 

Com informações da Secretaria DF Legal

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br