Principal Atualizado em 24/07/20 - 8h38

Entidades do DF recebem doação de vinte toneladas de frango

Proteína foi entregue pela empresa JBS, por meio do programa Todos Contra a Covid

23/7/20  19:00 LÍVIO DI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

Dezenove instituições de diversas regiões do Distrito Federal receberam, na tarde desta quinta-feira (23), doação de 20 toneladas de frangos. As proteínas foram uma contribuição da empresa JBS S.A., por meio do programa Todos Contra a Covid – coordenado pelo vice-governador Paco Britto. A entrega ocorreu com a presença de representantes da multinacional brasileira e do Governo do Distrito Federal e beneficiará centenas de famílias de baixa renda do DF.

Só a Associação Santos Inocentes Mártires, de Samambaia Norte, atende 400 famílias com foco na primeira-infância e mulheres gestantes. “Agradeço em nome de todas essas pessoas por nos viabilizarem a assistência a crianças e mulheres que tanto precisam”, enfatizou o gestor da instituição, Ari França.

Discurso endossado pelo terapeuta e coordenador do Instituto Abba Pai, de Ceilândia Norte, Góis. “Essa doação nos possibilita oferecer uma alimentação melhor aos nossos acolhidos”, destacou. O Abba Pai realiza trabalho com dependentes químicos e alcoólatras e, atualmente, acolhe 70 pessoas.

Entidades do Recanto das Emas, Sobradinho II, Taguatinga, Expansão do Setor O, São Sebastião e Estrutural também foram beneficiadas com os frangos. De acordo com o diretor regional da JBS, Solon Thomaz Ferreira, a empresa está doando, durante a pandemia do coronavírus, R$ 700 milhões em produtos para todo o mundo. Somente para o Brasil, são R$ 400 milhões.

Para o Distrito Federal, além das doações de EPIs e insumos, cestas básicas e proteínas para a população carente, a JBS doou, recentemente, um hospital, recém-inaugurado em Ceilândia.

“Sabemos que o mundo passa por um momento muito triste e, de alguma forma, a empresa tem tentado amenizar isso.  Hoje estamos fazendo esta doação para instituições sérias e a gente sabe que chegarão às pessoas que realmente precisam”, destacou Solon.

A JBS já fez outras doações de proteínas por meio do programa Todos Contra a Covid. A última, entregou outras 20 toneladas de frango para mais dezenas de instituições em Ceilândia e Samambaia.

Ajuda maçônica

Após a assinatura de um protocolo de intenções entre entidades maçônicas e o programa coordenado por Paco Britto, a Grande oriente do Distrito Federal e a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal têm entregue, todas as semanas, mais de 1 mil marmitas para pessoas carentes e moradores de rua em diversas cidades do DF. Nesta tarde, as instituições maçônicas foram responsáveis pela indicação de entidades de assistência, como creches e associação de catadores de lixo, na Estrutural, para a entrega dos frangos doados pela JBS.

“Fazer o bem é uma coisa muito importante. Um dos princípios da maçonaria é tornar feliz a humanidade. Parabenizo a todos os que se envolveram nesta ação, porque tem muita gente sendo beneficiada com esses alimentos”, lembrou o grã-mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Armando Assumpção.

“Somos uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e com o foco, hoje, totalmente voltado a amenizar o sofrimento das pessoas que estão passando por severas dificuldades nesta pandemia”, completou o grão-mestre adjunto da Grande Oriente do DF, Marco Noronha.

O vice-governador, acompanhado de sua esposa, Ana Paula Hoff, agradeceu a doação em nome do governador Ibaneis e do programa Todos Contra a Covid e frisou que a solidariedade tem feito a diferença para a população do DF.

“As doações da JBS estão sendo bem significativas e estão sendo muito importantes. Mas o trabalho das instituições que estão na ponta com a comunidade também, porque são elas que fazem com que essas doações chegue a quem precisa”, destacou.

Paco lembrou ainda que o programa tem recebido doações de diversas empresas, mas que também é procurado por pequenos grupos e recebe, inclusive, doações de pessoas físicas. “Agradecemos a todas elas. As pessoas estão vendo a seriedade e transparência das ações do programa e do governo e isso me deixa muito feliz”, finalizou.

Doe para o comitê Todos Contra a Covid

Banco de Brasília (BRB) – 070