Portal COVID 19

Principal Atualizado em 27/07/20 - 15h26

O virtual une o real no Hospital São Vicente de Paulo

Familiares e pacientes agora têm sistema de televisitas. É uma forma segura de manter contato e reduzir a saudade

 

27/7/20  15:11   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: RENATO FERRAZ

 

Nos momentos de crises, como esta pandemia, mostram a capacidade da sociedade de se adaptar e evoluir com as dificuldades: são descobertas científicas e tecnológicas, mudanças de hábitos e outras necessidades que inovam ou otimizam equipamentos disponíveis. 

 

No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), os profissionais usam a visita virtual para aproximar pacientes e  familiares. É uma forma segura e fácil de manter o contato e, assim, reduzir a saudade inevitável durante a internação.

 

A ideia começou quando as reuniões com as chefias no HSVP passaram a ser virtuais para manter o distanciamento social. Por meio dessas reuniões,  veio a inspiração dos integrantes do Núcleo de Atividades Terapêuticas (Nuat) em criar uma forma dos familiares terem contato com os pacientes internados na unidade: a televisita.

 

Sala de visita

 

Enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem criaram uma sala de visita on-line compartilhada com os familiares por meio de um link. Bastaram um computador e uma câmera acoplada. O link é enviado à família do paciente, que clica no endereço e cai diretamente na sala.

 

Todas as quartas-feiras, no período da tarde, a equipe se dedica a esse importante momento. O Hospital São Vicente de Paulo é referência no atendimento psiquiátrico no Distrito Federal. Para as televisitas, foram estabelecidos alguns critérios: tempo de internação, filhos e pessoas na família que são grupo de risco para a Covid-19.

 

Ao fazer a seleção dos pacientes, a equipe percebeu que alguns dos internados que cumpriam os critérios não conseguiriam fazer o contato com os seus entes, pois a família não tinha acesso à internet – ou mesmo faltava habilidade para acessar o link. 

 

Com isso, outros usuários preenchem as vagas para as chamadas de vídeo. Porém, aqueles com tais dificuldades não deixaram de ter o aguardado contato. Por telefone, às terças e quintas-feiras, os pacientes podem conversar com seus familiares.

 

Apoio da família

 

Uma das profissionais envolvidas é a terapeuta ocupacional Bruna Fassanaro. Ela já percebeu o quanto a televisita está sendo importante para os envolvidos. “Percebe-se que é muito mais que um canal de visualização, comunicação, é a manutenção ou, talvez, até mesmo o resgate do vínculo familiar. Desperta sentimentos, desejo de estar junto, de cuidar”, comenta. “Diante disso, toda equipe acha muito válida a continuidade desse projeto mesmo após a pandemia”, projeta Bruna.

 

As televisitas estão sendo o principal canal para a aproximação de pai e filho. Devido a crises de agressividade, um paciente (que não será identificado) está internado há um ano no HSVP. A sua cuidadora era a avó que, devido à idade, já não tem condições de cuidar do neto. 

 

A mãe do paciente também sofre de transtorno mental, o que inviabiliza o cuidado. Bruna conta que a equipe do Serviço Social conseguiu localizar e entrar em contato com o pai desse paciente, que mora em Barreiras, na Bahia. “Ele demonstrou interesse em cuidar do filho e desde então os dois estão se aproximando por meio da televisita”.

 

Um dos entraves para que o pai possa buscar o paciente é o fato de não haver registro paterno. “Então, estamos aguardando os trâmites legais para a possível saída do paciente – uma vez que ele se encontra de alta há um tempo”, conta Bruna Fassanaro.

 

As chamadas de vídeo já havia sido feitas entre pai e filho e estão sendo continuadas com a televisita. Nesse encontro virtual, o pai fala para o filho o desejo de morarem juntos, bem como o filho diz aceitar esse convívio. 

 

* Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br