Principal Atualizado em 4/08/20 - 17h45

UPA de Ceilândia ganha espaço de ensino digital

Na nova sala, as equipes de saúde poderão participar de treinamentos em tempo real, o que permite atualização constante

4/8/20  16:19   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

A partir desta terça-feira (4), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia conta com um espaço de ensino digital, criado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). O local tem capacidade para 20 pessoas e está estruturado com equipamentos modernos capazes de apoiar o treinamento da equipe de saúde.

“Estamos vivendo um tempo em que cada dia é um novo aprendizado”, ressalta o presidente do instituto, Sergio Costa. “Todo o conhecimento é dinâmico, e estamos permitindo que nossos profissionais de saúde estejam sempre atualizados, interagindo com outras instituições nacionais e internacionais.”

Gestão do conhecimento

A superintendente de atenção pré-hospitalar do Iges-DF, Nadja Carvalho, lembra que é grande o desafio da gestão do conhecimento, especialmente nesse período de pandemia.

“É fundamental disseminar conteúdos para nossos profissionais, que estão trabalhando em unidades muito distantes umas das outras e nem sempre podem se deslocar para acessar novas informações, daí a importância desses espaços que serão instalados em todas as UPAs”, resume.

Qualificação

O diretor de inovação, ensino e pesquisa do Iges-DF, Everton Macêdo, reforça que o novo espaço aproxima o conhecimento de quem necessita do aprendizado, ao promover a interação com as áreas técnicas que produzem os conteúdos. “A qualificação do corpo técnico vai acontecer de forma mais rápida, permitindo imediata aplicação do conhecimento na prática clínica”, avalia.

Os profissionais de saúde envolvidos no projeto reconhecem o valor do investimento. “É importantíssimo para aprimorar e aperfeiçoar o conhecimento das equipes”, resume a coordenadora multiprofissional da UPA de Ceilândia, Lilian Carla Valente.

Para ilustrar as possibilidades do uso do espaço digital um treinamento em tempo real foi transmitido diretamente do Centro de Simulação Realística do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Todos os colaboradores poderão ter acesso aos estudos, já disponíveis na plataforma EAD do Iges-DF, que tem mais de 25 conteúdos em seu portfólio.

* Com informações do Iges-DF