Portal COVID 19

Principal Atualizado em 10/08/20 - 15h48

Hospitais recebem doação de 400 mil copos descartáveis

Produto produzido em papel é totalmente reciclável e feito a partir de fonte renovável

10/8/20  12:31   LÍVIO DI ARAÚJO, AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

Os hospitais públicos do Distrito Federal terão, a partir desta segunda-feira (10), 400 mil copos descartáveis para uso dos profissionais de saúde. A doação foi feita pelas empresas Copak e Suzano Celulose ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Os copos são produzidos com o Bluecup – o primeiro papel cartão brasileiro para copos. Totalmente recicláveis e feitos a partir de fonte renovável, o material permite o descarte tão necessário em tempo de pandemia, mas sem deixar de contribuir com o meio ambiente.

Os tradicionais copos descartáveis de plástico são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Araújo, nos quase cinco meses de pandemia, as doações das empresas têm sido de grande importância para o DF. “Esses copos serão distribuídos, especialmente, no Hospital da Asa Norte (Hran) e Hospital de Ceilândia (HRC)”, adiantou.

“A gente sabe das dificuldades do Estado para fazerem compras, então acreditamos que a doação vai contribuir com a saúde, num momento em que é necessário o uso de descartáveis”, afirmou o empresario, diretor da Copak, João Paulo Verano.

O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra-DF), Jamal Bittar, ressaltou a ação da indústria local. “Simboliza a importância e desenvolvimento da indústria do Distrito Federal”.

O vice- governador Paco Britto agradeceu a doação e lembrou a importância do uso dos copos recicláveis. “Incentivará o uso de descartáveis sustentáveis em local com grande circulação de pessoas”, disse.

Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todo ano.

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br