Portal COVID 19

Principal Atualizado em 1/09/20 - 17h36

HRT: aplicativo reduz contato pessoal e dinamiza rotinas

Servidor da área de Nutrição utilizou conhecimentos de TI para inovar na pandemia

 

1/9/20  15:22   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS

 

As mudanças de rotina com a chegada da pandemia afetaram todos os setores da saúde e despertaram a necessidade de criar novas formas de comunicação, a fim de evitar a contaminação por coronavírus entre as equipes de trabalho. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT) um servidor da área de nutrição usou seu conhecimento de informática e criou um aplicativo para que a equipe fizesse registros, dispensando a necessidade de caneta e papel ou a partilha de outros materiais e equipamentos – e, consequentemente, com redução da possibilidade de contágio e de forma a agilizar os relatórios.

 

Israel Alves da Silva é técnico em Nutrição e há três anos está lotado no HRT. Também formado em Tecnologia da Informação, Israel viu muitos de seus colegas adoecerem logo no início da pandemia. Foi quando buscou na tecnologia uma alternativa para diminuir o contato com materiais e superfícies entre os servidores.

 

500 ocorrências já foram registradas no aplicativo

A saída encontrada pelo técnico foi a criação de um aplicativo. “Na verdade, o aplicativo é bem simples. Ele nasceu a partir de uma página que eu fiz com acesso ao e-mail que a gente já tinha. Então transformei um site gerencial em um aplicativo. Os relatórios são gerados para nós, para o nosso próprio trabalho, e facilitando o acesso aos indicadores”, relata Israel.

 

Diretor do HRT, Wendel Moreira diz ser fundamental ter servidores com esse tipo de iniciativa. “Parabenizamos esses servidores por essa atuação em meio à crise. Eles são a razão e o significado puro de resiliência”, elogia o gestor.

 

Atualmente o aplicativo é utilizado somente pelo Núcleo de Nutrição Dietética do hospital, que é composto por 25 técnicos em nutrição e 20 nutricionistas. Uma área do aplicativo pode ser acessada também pelos servidores que fazem uso do refeitório do HRT, para que avaliem a refeição do dia.

 

Organização

 

Desde que foi implementado, o aplicativo já registrou mais de 500 ocorrências que geraram relatório com informações como número de ocorrências de inconformidades, de limpeza e conservação, falta de pessoal e objetos na comida – como cabelo, por exemplo. Esses dados são repassados aos gestores da unidade e, também, para exigir o cumprimento das regras e do contrato pela empresa prestadora de serviço contratada para o fornecimento da alimentação hospitalar.

 

Alguns dos resultados com o uso do aplicativo pelos servidores do setor foi a diminuição no uso compartilhado de computadores, de telefone, papel e prontuários, o acesso restrito em setores e menor aglomeração em salas. “A gente economiza de duas a três resmas de papel por dia, assim como o uso de impressora. Quando a chefia vai para uma reunião não precisa levar o material impresso, basta mostrar no celular, pois os relatórios estão sendo atualizados on-line, instantaneamente, o que ajudou muito o nosso trabalho”, destaca Israel.

 

Leia também

Sala de acolhimento para familiares de pacientes do HRT

Veja a atualização diária das medidas de combate pelo GDF

 

Entre outras facilidades que o aplicativo garantiu para a equipe estão a marcação e a programação de férias e o abono direto no celular, sem necessidade de deslocamento do servidor até a chefia, bem como as adequações de escala, o que otimizou o tempo e o fluxo de trabalho. Também os murais de avisos e os vídeos de treinamento para paramentação e uso de Equipamento de Proteção Individual, além de reuniões por vídeo conferência que são disponibilizadas no aplicativo. O aplicativo também permite o acesso ao contracheque e ao sistema SEI, o que facilita significativamente o dia a dia dos servidores.

 

O próximo passo será a ampliação do uso do aplicativo para os pacientes do hospital, para que eles possam avaliar as refeições servidas na unidade. Com a nova tecnologia será possível um retorno rápido à equipe responsável.

* Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br